Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Raquete do Oponente e Travamento de Bolinha

Olá, o meu joguinho. https://scratch.mit.edu/projects/599750741

Após ter feito a centralização dos objetos e seguir todas as indicações de erros que visualizei no fórum, percebi que o meu jogo ainda conta com erros de travamento das bolinhas na raquete (o que dispara a contagem de pontos) e também a raquete do oponente transita na posição Y sem critério de seguir a bolinha, apenas de cima para baixo e vic e versa. Gostaria de saber o que fiz de errado. Obrigaduuu

3 respostas
solução!

Olá Eder, como vai?

Ficou bacana demais seu jogo! Parabéns! Vou responder suas dúvidas por partes, beleza?

1 - Bolinha travando na raquete

Centralizar os atores é o ponto principal pra evitar bugs, mas podem acontecer outras coisas também. Essa questão da bolinha travar na raquete é bem comum de acontecer e acontece basicamente por conta da proporção entre o tamanho da bolinha e a largura das raquetes.

Não tem muito um tamanho exato pois cada um acaba criando o jogo do seu jeito, mas você pode ir alterando essas questões e testando pra ver como vai funcionar melhor:

• Aumentar o tamanho da bolinha;
  • Diminuir a largura das raquetes;
  • Chegar a raquete mais pra perto das bordas.

Fazendo essas alterações você consegue melhorar a proporção de tamanho entre os atores e diminuir a probabilidade de ocorrer esses travamentos.

2 - Movimento da raquete do oponente

A raquete do oponente tá segundo o movimento da bolinha certinho, você pode conferir isso tirando o valor que define a variável posição y da bolinha. O que acontece é que como os atores são diferentes em cada projeto o valor a ser subtraído ali também pode mudar. Testei aqui no seu jogo e o valor de 30 funcionou melhor para acertar a bolinha algumas vezes, mas você pode ir testando os valores e ver qual fica melhor pro seu jogo, beleza?

Aqui é o código que você vai alterar:

Indicação do valor que deve ser alterado para ajustar o movimento da raquete do oponente

Bônus: pontos repetidos

As vezes a bolinha ainda pode passar por trás da raquete e com isso computar vários pontos de uma vez, para solucionar isso vamos inserir o controle espere 1 seg nos blocos de contador de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, solucionando o problema. Ficaria assim o código:

Indicação da inclusão do controle nos contadores de pontos

Vale lembrar que é preciso ter atenção aqui nos contadores de pontos pois quando alteramos o tamanho da bolinha (lá no passo 1) é preciso também ajustar o valor do sensor que irá computar os pontos. Para saber o valor exato basta arrastar a bolinha para perto da borda, ver o valor de x e trocar esse valor nos blocos de código de pontuação. Você consegue conferir o valor conforme esse exemplo abaixo:

Indicação de onde verificar o valor de x, logo abaixo da tela do jogo

Testa aí as alterações e depois me conta o que você achou.

Qualquer dúvida é só chamar aqui, que estamos a disposição para ajudar. Bons estudos =D

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Acabei de ver que meu código estava com o mesmo problema e ate testei as soluçoes indicada pela Jeniffer Bittencourt , mas o que realmente resolveu foi engrossar as raquetes ate que elas encostar nas bordas do jogo. Assim ela nao entra atras da raquete

Obrigado Jeniffer Bittencourt e Juliana, ambas me ajudaram e deu super certo!!! Estou feliz com o resultado!