2
respostas

Quem dera se pudesse aprender somente lendo.

Como uma pessoa que ama de livros de fantasia, mistério e ficção eu até o ensino médio aprendi muito do que "precisava" através de livros, e até aquele momento sempre funcionou, porém tive um choque de realidade quando comecei a estudar para vestibular e mais recentemente com assunto da faculdade, lembro como corri(não literal) até a internet para buscar os livros dos assuntos, e os li, porém quando fui pôr á prova vi que não havia retido quase nada. Lembro como até comecei a duvidar do meu próprio potencial... Mas e você que esta lendo isso, você também é um leitor avido mas percebeu que sua memoria lendo o que gosta e que precisa não tem a mesma eficiência?

2 respostas

Olá, Lucas! Tudo bem?

Acredito que muitas pessoas podem se identificar com sua situação. Afinal, cada um de nós tem um estilo de aprendizado preferido, e é completamente normal que você tenha mais facilidade em reter informações quando lê sobre assuntos que lhe interessam.

No entanto, como você notou, nem sempre a leitura é suficiente para absorver todo o conteúdo, especialmente quando se trata de assuntos mais complexos ou técnicos. Isso não significa que você tenha menos capacidade, apenas que pode precisar explorar outros métodos de aprendizado para complementar a leitura.

Portanto, se você percebe que a leitura não está sendo suficiente para reter as informações, pode ser útil experimentar outros estilos de aprendizado. Por exemplo, você pode tentar resumir o que leu em suas próprias palavras, criar gráficos ou diagramas para visualizar as informações, ou discutir o assunto com outras pessoas. Além disso, pode ser útil fazer pausas regulares durante a leitura para revisar o que aprendeu e fazer conexões com o que já sabe.

Bons estudos!

É exatamente sobre o que a professora falou na aula, o seu choque de realidade mostrou que somente um método não é o suficiente e que a pirâmide de Glasser é bem concreta, também tive esse choque, eu gosto muito de seguir manuais e as vezes eles não são tudo para se ter o conhecimento, tenho descoberto o de conversar com alguém sobre o que estou aprendendo (minha namorada) e conforme nós vamos conversando sobre surgem perguntas dela e dúvidas que me fazem pensar mais e explicar melhor. Eu diria que esse método é um reforço ou uma revisão.