Humm.. agora acho que entendi melhor.
Cara, você pode utilizar o redirect, sim, nesse caso. É uma boa prática. Uma vantagem do foward é que ele mantém sua URL mesmo apresentando outra saída.
O redirect vai funcionar bem pra esse cenário que você apresentou. Redirecionar para evitar a atualização da página.
O foward talvez funcione melhor caso você queira validar acesso de um usuário, por exemplo, e se ele não possuir permissão, você pode direcionar a execução da requisição pra um servlet que trate essa situação, fornecendo um link para voltar e tentar novamente, talvez. Acho que isso, em casos de exceção, o foward pode ser interessante.
Outro exemplo: vai que seu servlet dependa de um serviço inacessível no momento e você quer permitir o reenvio do formulário em caso de falha de conexão com esse serviço.
Isso tudo, quando usamos o método POST. Se utlizarmos GET, o foward pode se tornar mais útil, uma vez que não há o problema do reenvio de dados. Podemos decidir como tratar a requisição do usuário de várias formas.
Fiz esse curso: o de Servlets. Em lições mais avançadas, o instrutor mostrará uma estratégia de manipulação dinâmica de views. Creio que esclarecerá melhor sua dúvida.
Até...