<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "lightgray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor){
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 *3.14);
pincel.fill();
}
desenhaCirculo(300, 200, 30, "red");
desenhaCirculo(300,140, 30, "yellow");
desenhaCirculo(300, 260, 30, "blue");
desenhaCirculo(240, 200, 30, "orange");
desenhaCirculo(360, 200, 30, "black")
</script>
Eu tinha feito o programa desse jeito, sem a função desenhaFlor, e deu certo. Quando fui comparar meu programa com o do professor, tinha a função desenhaFlor, quando eu tiver comandos repetitivos no meu código eu posso pensar em uma maneira de criar uma função para deixar o código mais limpo e prático ? Semelhante o do professor
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaFlor(x, y) {
desenhaCirculo(x, y+20, 10, 'blue');
desenhaCirculo(x, y, 10, 'red');
desenhaCirculo(x, y-20, 10, 'yellow');
desenhaCirculo(x-20, y, 10, 'orange');
desenhaCirculo(x+20, y, 10, 'black');
}
desenhaFlor(300, 200);
</script>