1
resposta

Qual o melhor caminho para um designer migrar para o Front-end?

Sou designer gráfico há mais de 12 anos e, nos últimos 5, migrei para a área de TI como UX/UI Designer, o que me levou a atuar como Product Designer. Tenho amplo conhecimento nessa área e já desenvolvi diversos projetos de produtos digitais e design systems.

Atualmente, estou me aventurando na programação, mas sinto que caí em um oceano gigantesco de conhecimento e ainda estou aprendendo a nadar... Estou me segurando em um pequeno bote de HTML e CSS, sem saber para onde remar. Como já tenho 36 anos, fico em dúvida se vale a pena seguir um caminho diferente do que já domino.

Minha intenção é aprender Front-end. Estou começando no curso "Iniciante em Programação" e gostaria de uma orientação: qual caminho devo seguir?

1 resposta

Olá, Raphael. Tudo bem?

Que bacana ver sua trajetória e o interesse em expandir seus conhecimentos para o Front-end! A transição que você está considerando é bastante comum e, com sua experiência em UX/UI e Product Design, você já tem uma excelente base para se aventurar no mundo do Front-end.

Para começar, o HTML e CSS são ótimos pontos de partida, pois são fundamentais para qualquer desenvolvedor Front-end. Depois de se sentir confortável com eles, o próximo passo natural seria aprender JavaScript, que é a linguagem de programação essencial para adicionar interatividade aos sites. Como você já está na formação de "Iniciante em Programação", você vai pegar bastante coisa de JavaScript já que é a linguagem utilizada.

Aqui está um caminho sugerido para você:

1. Aprofundar em HTML e CSS: Tente entender bem o layout, flexbox, grid e as boas práticas de acessibilidade.

2. JavaScript: Comece com os fundamentos, como variáveis, funções, loops e eventos. Depois, explore o DOM (Document Object Model) para manipular elementos HTML.