1
resposta

[Dúvida] Aprender programação + IA

Estou iniciando meus estudos em tecnologia e estou em dúvida sobre a melhor forma de aprender programação junto com o uso de IA como copiloto.

É melhor aprender programação primeiro (lógica, sintaxe, linguagem etc.) e só depois começar a usar IA para auxiliar no código?

Ou é recomendável aprender tudo ao mesmo tempo, usando IA enquanto estudo programação — como uma ferramenta para acelerar a prática?

Tenho medo de depender demais da IA e não aprender a base, mas também não quero perder eficiência.

Qual caminho vocês recomendam para um iniciante?

1 resposta

Olá, Wanderson, tudo bem?

O melhor caminho para quem está começando é, sem dúvidas, focar na base primeiro (lógica e sintaxe).

Pense que a IA é uma ferramenta incrível, mas ela também erra. Se você pular a etapa de aprender os fundamentos, ficará difícil avaliar se o código que ela gerou é realmente bom, seguro ou se ela está apenas "alucinando".

Minha sugestão é usar a IA como um "tutor" ou colega de estudos: em vez de pedir para ela escrever o código para você, peça para ela explicar um conceito que ficou confuso ou mostrar onde está o erro no código que você mesmo escreveu. Assim, você ganha eficiência sem criar aquela dependência prejudicial.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade