7
respostas

Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais?

No meu caso não é uma habilidade profissional, mas sim uma da minha antiga rotina. Há alguns anos atrás eu morava em um país onde a língua falada não era português, com isso no dia a dia era primordial falar em outro idioma, e hoje em dia não tanto pois estou no Brasil novamente. Logo a minha habilidade é útil, mas não fundamental na minha vida no momento.

7 respostas

Olá, Fabricio! Tudo bem?

Entendo perfeitamente seu ponto de vista. A habilidade que você mencionou, de falar outro idioma, é realmente importante e pode ser fundamental dependendo do contexto em que você se encontra. Obrigada por compartilhar sua experiência!

Bons estudos!

Eu acredito que o diploma universitário. Antigamente a pessoa não conseguia galgar outros cargos e subir na carreira empresarial sem que tivesse um pedaço de papel reconhecido por alguma instituição de ensino superior. Lógico que a formação e o conhecimento importam, mas hoje mais do que nunca as experiências e as habilidades adquiridas ao longo da jornada da pessoa contam bem mais.

Na faculdade aprendi muitas métricas, que hoje em dia é feito por um único programa muito mais fácil de interpretar e rápido. Acredito, que em um futuro bem próximo as faculdades só serão necessárias para pessoas que querem prestar concurso, porque as mesmas não estão conseguindo acompanhar a velocidade de informação. Conhecimento, é muito bom, entretanto as pessoas hoje em dia quer que isso seja alinhando com a velocidade do mercado.

Acredito que uma habilidade que tinha a alguns anos atrás era experiencias fora do país e vivencias que ate hoje acrescentaram na minha vivência profissional mas hoje já não faz sentido com o avanço da tecnologia . Como funcionária publica na área da educação percebo que o uso da tecnologia muda toda a logística da minha rotina e me sinto mais produtiva.

Muito do que estudei na faculdade está defasado, mas a principal habilidade que desenvolvi foi a de solucionar problemas e buscar sempre o melhor caminho para isso, o diploma em si pode não ser mais fundamental, mas o que importa de fato, são as habilidades que adquirimos e o que fazemos com elas.

O diploma universitário está cada vez mais defasado. Na área de tecnologia, o diploma mostra mais o lugar em que estudou do que a experiência, que realmente se adquire com cursos extracurriculares e treino constante.

Acho que em todas as areas não só em tecnologia, diploma ainda é importante mas não é o que define nossas habilidades, ainda mais agora em um mercado que tudo está mudando tão rápido.