“A cultura come a estratégia no café da manhã” é genial!
É incrível quanto uma frase tão curta pode dizer tanto! Utilizei anteriormente essa frase em um título de um artigo que fiz na pós, dei risada a hora que li aí em cima.
"A cultura come a estratégia no café da manhã".
A cultura empresarial informal (toda empresa tem, independente de perceber, de ser boa ou não) é o fator principal para entendermos o que está acontecendo dentro da agência com esse crescimento exponencial, afinal uma cultura forte é o que mantém a empresa na “linha” no processo de crescimento. Como diria Drucker, “A cultura come a estratégia no café da manhã” (COHEN, William A. PH, 2017,p.289), em outras palavras o que ele quer dizer é que “Uma cultura pode impulsionar uma empresa, como uma cultura ruim pode afundar outra”. O Mundo mudou, as pessoas mudaram e empresas que não evoluírem com os novos profissionais irão ficar para trás, por isso é muito importante os olhos atentos do RH.
A primeira coisa seria aplicar a pesquisa de satisfação e identificar quais são os gaps e oportunidades que temos internamente, e que afetam essas pessoas. Abordaremos perguntas importantes e representativas para todos os grupos da empresa, entendendo necessidades, dores e novas possibilidades de melhoria e que gere a união entre todos. O objetivo é ter um panorama geral sobre esses grupos, entender melhor e identificar pontos de convergência para que se torne um grupo apenas e daí construirmos nossa cultura “positiva” juntos. Com os resultados, montaremos grupos representativos, os escolhidos serão eleitos por eles e traremos os pontos que apareceram em nossa pesquisa para discussões amigáveis e juntos montaremos um plano de ação para cada tema que seja necessário, com acordos, comprometimentos e “entregas”. Quando a coisa é construída em “quatro mãos” aumenta consideravelmente o engajamento e posicionamento de todos os envolvidos para que a coisa aconteça. Esses temas que estão sendo abordados pelos grupos trariam insumos para poder fazer acordos com a diretoria e juntos montar a nossa nova cultura. Se já existir, atualizamos a existente (que não funciona) caso não, vamos implantar a nova que foi produzida junto com todos. É MUITO importante que o dono da empresa esteja junto na mudança, porque ele é o que vai "patrocinar" para que as coisas aconteçam e sejam colocado em prática. Nunca esquecendo que “Qualquer empresa, de qualquer tamanho, de qualquer época, pode ser tornar um excelente lugar para se trabalhar”– Robert Levering, fundador da GPTW. Como tudo começou: https://gptw.com.br/sobre-nos/valores-e-historia/ Acesso em: 09 Fevereiro 2023.