1
resposta

Qual é a sua opinião sobre a afirmação de Peter Drucker?

Bom, é um frase que resume muita coisa em poucas palavras. E apresenta uma situação ideal. Privilegiadíssima é a empresa que possui uma cultura que come a estratégia no café da manhã! Quantas empresas definem a sua cultura? Quantas as comunicam aos seus empregados? Quantas levam a sério a sua divulgação? Quantas criam parâmetros para mensurar a sua adoção? Quantas avaliam se ela está adequada? Estamos falando de pessoas, de engajamento coletivo. Nunca haverá adesão total. Também nunca a adesão vai ser nula. É algo muito difícil de se implementar com sucesso. A luta é diária.

1 resposta

Olá, Maciel, tudo bem?

Realmente, quando falamos de pessoas, temos que tomar cuidado para não sermos simplistas em nossas afirmações. Este "Para saber mais" nos trouxe artigos e livros que nos dão exemplos concretos de culturas organizacionais como fator diferencial para a entrega de um bom produto e destaque no mercado. Mas devemos ter consciência de que, como você falou, este trabalho não é simples e "a luta é diária".

Por outro lado, atualmente temos uma gama de pesquisas sobre cultura organizacional, contamos com a chegada de profissionais da psicologia na área organizacional desde os meados da Primeira Revolução Industrial. Além disso, o processo de desenvolvimento do setor de Recursos Humanos evoluiu bastante, e hoje é uma área extremamente importante para a evolução dos aspectos da cultura organizacional e para a empresa como um todo. O que quero dizer aqui é que, apesar de ser difícil, temos as ferramentas, as pessoas e as pesquisas ao nosso favor. O principal ponto para que seja feita toda essa articulação é o quanto a empresa acredita na importância da cultura. Por isso, dizemos que quando há cultura organizacional, ela "come a estratégia no café da manhã".

Aqui deixo um artigo sobre 10 exemplos de cultura organizacional em empresas. Apesar dos exemplos serem de empresas de porte grande, vale a pena conhecer a história e perceber que, mesmo antes de se tornarem grandes, a cultura organizacional já estava ali.

Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Abraços (=