E eu que sou apaixonada por neurociencia, pedi que meu chatGPT fosse um neurocientista e amei a resposta, me fez refletir como práticas ativas aumentam a retenção de memória na equipe. Segue a resposta:
Estratégia para otimizar aprendizado da equipe
Vou dividir em 4 pilares:
Aprender Fazendo (Prática Ativa)
• Simulações de Atendimento: em vez de só ler scripts, encenem situações reais.
Exemplo: “Cliente insatisfeito” → atendente precisa resolver em tempo real.
• Microdesafios práticos: transforme cada conteúdo em um desafio de 3 a 5 minutos (ex.: aplicar uma técnica de empatia em um diálogo).
• Feedback imediato: o cérebro cinestésico precisa ver o que funcionou e o que não funcionou para reforçar caminhos neurais corretos.Uso de Recursos Visuais + Movimento
• Mapas visuais em quadro: em vez de só falar do processo, construa o fluxo junto com a equipe em post-its e mova-os conforme discutem.
• Gestos e linguagem corporal: ao ensinar scripts, associe gestos (ex.: abrir as mãos para “acolhimento”).
• Gamificação: crie um quadro de pontuação para ações corretas durante simulações.Técnica de Role-Play com Alternância
• Cada participante inverte papéis: cliente, atendente, observador.
Isso ativa diferentes redes neurais: fala, escuta, análise → aprendizado mais sólido.
• No fim, peça relato do que sentiram. A emoção reforça memória (hipocampo ativa com carga emocional).Espaçamento e Repetição
• Em vez de treinar tudo em um dia, espalhe sessões curtas (30-40 min) ao longo da semana.
• Use a técnica “praticar depois de dormir”: atividades perto do fim do expediente ajudam na consolidação durante o sono.