Atualmente, lidero alguns times de desenvolvimentos na empresa que trabalho e vejo diversos projetos e desafios ao longo do tempo. Inicialmente, tendo a apostar em projetos de porte pequenos e médios como os mais recomendáveis para aplicação do framework SCRUM (o mais famoso, mas não o único), como forma de gestão do projeto.
Identifique e descreva algum problema que pode ser resolvido com SCRUM no seu trabalho Trago alguns exemplos de pequenos ajustes de sistemas, criações de funcionalidades ou mesmo atualizações de versões anuais, como ótimos casos onde se é possível aplicar o gerenciamento ágil do trabalho/projeto. Também estou aplicando os conceitos de agilidade em Negócios Ágeis (Business Agility), quando temos que apoiar áreas de negócios em projetos ou mesmo conduzir atividades administrativas dentro da empresa.
Aqui faço o registro que é muito comum também que as equipes tragam práticas tradicionais para o gerenciamento dos projetos, talvez pela nossa escola de formação tradicional, e assim gerenciando o projeto de maneira híbrida. Isso não é um problema e até vejo como uma tendência e o que importa mesmo é a conclusão do projeto e a sua entrega de valor.
Minha pergunta e que tem me incomodado, é que também percebo uma forte distorção dos conceitos de agilidade e os projetos ainda continuam sendo entregue com muito atraso e com baixo valor ao seus clientes finais, dentro da expectativa desejada. Isso é um risco de médio prazo que poderá levar à AGILIDADE ao descrédito?