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[Projeto] UmGafanhotoProgramando

Olá pessoas da internet, meu projeto não há muito de novo, mas deixei dentro do próprio código a possibilidade, talvez na minha mente maluca, de alterar o movimento da raquete do oponente para jogar contra a máquina ou com alguém.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da Bolinha
let velocidadeXBolinha = 8;
let velocidadeYBolinha = 9;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//placar do jogo
let meusPontos = 0  
let pontosDoOponente = 0

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

//Erro do oponente
let chanceDeErrar = 0;



function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

//dimensões
function setup(){
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente; 

let colidiu = false;

//desenho
function draw() {
background(0);
  incluiPlacar();

  marcaPonto();

  mostraBolinha();
  mostrarRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostrarRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);

  movimentoBolinha();
  movimentaMinhaRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();

  verificaColisaoBorda(); 
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);

}


function mostraBolinha(){
    circle(xBolinha,yBolinha,diametro);

}

function movimentoBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;

}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}

  if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}

}

function mostrarRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}


function movimentaMinhaRaquete(){
yRaquete = mouseY;
}

function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura  && yBolinha + raio > yRaquete){
  velocidadeXBolinha *= -1;
  raquetada.play();
}
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();

  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 50;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
  calculaChanceDeErrar()

} 
/*(if (keyIsDown(87)){
yRaquete -= 10; 
} 
if (keyIsDown(83)){
  yRaquete += 10;
}*/

//você pode modificar aqui mesmo o código para ou jogar contra a máquina ou para jogar com alguém :)

function calculaChanceDeErrar(){
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
  if (chanceDeErrar >+ 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}




function incluiPlacar (){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255,140,0));
  rect(150, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text (meusPontos, 170 , 26);
  fill(color(255,140,0));
  rect(450, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text (pontosDoOponente, 470,26);
}

function marcaPonto( ){
if (xBolinha > 590) {meusPontos += 1;
  ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
  ponto.play();
}
}

https://editor.p5js.org/r.lagods/sketches/oLz9L_91r

2 respostas

Oi, Rafael! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar conosco o seu projeto! Ficou ótimo a implementação de movimento com o ponteiro do mouse, você foi além do que foi pedido e agregou conhecimento ao conteúdo do curso! E a música ficou sensacional. Haha.

Se alguma dúvida surgir, estamos disponíveis.

Abraços e bons estudos!

Olá, bom dia boa tarde boa noite! Deveras obrigado! A trilha é de longe a mais interessante, mas claro que o aprendizado é importantíssimo fiquei muito animado com os curso que virão.

Forte abraço!