Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Resolvendo conflitos

Ahammmm-2...!!!!

Prevendo confusão de versões...

Aqui tá uma "beleeeeza"...

Bom, vamos lá!

Usandomerge:

  • No ambiente do segundo colaborador do projeto (Ana);
  • git merge lista.

Vixi, apareceu o conflito, falha no merge automático.

Hummm.... assistir ao restante do curso e depois, reverAulas++.

Abs

2 respostas
solução!

Oi Carlos, tudo bem ?

Quando tentamos mesclar algumas ramificações podem ocorrer alguns conflitos de versões, que surgem devido a realização de mudanças em uma mesma linha em branches diferentes.

Como o computador não sabe decidir sozinho qual ele deve manter, devemos resolver o conflito manualmente através de um editor de código-fonte, como por exemplo, o VS Code ou o Sublime Text, recomendo que utilize o Visual Studio Code, pois ele possui recursos nativos para essa resolução.

Em uma resolução manual, devemos apagar a linha que não queremos manter, por exemplo, suponha que ao dar um merge houve conflito, é solicitado pelo próprio git bash rever, então, fica a cargo da pessoa desenvolvedora escolher o que manter ou apagar. Será apresentado um código como exemplificado abaixo:


<<<<<<< HEAD

<h6> Posso ficar? <h6>  // arquivo do commit

=======        // comparação entre as linhas

<h6>Quero entrar posso?<h6>  // Arquivo que está chegando da branch-a

>>>>>>> branch-a

Após decidirmos quais linhas devem permanecer, podemos apagar a(as) linha(s) rejeitada e os símbolos de comparação(<<< === >>>) que nos auxiliam a tomar as devidas decisões, e prosseguir com o merge novamente. Por exemplo, se quiséssemos manter apenas o arquivo do commit, teríamos o seguinte código:

<h6> Posso ficar? <h6>  // arquivo do commit

Após isso, podemos salvar o arquivo e fazer o merge novamente.

Outra forma de resolução, é dentro do Visual Studio Code e para isso, devemos abrir o arquivo conflituoso e selecionar uma das opções que aparecem acima do código conflituoso, que são respectivamente: Aceitar a mudança atual (o que foi feito na branch master); Aceitar a mudança recebida (o que foi feito na outra branch); Aceitar ambas as mudanças e Comparar mudanças.

Na imagem abaixo, é possível ver um conflito de versões ocorrer no VS Code:

Captura de tela. Trecho de código em HTML no editor de texto Visual Studio Code. A primeira linha possui a tag “body”. Logo abaixo, há uma sequência de opções em Inglês, que significam “Aceitar mudança atual”, “Aceitar mudança recebida”, “Aceitar ambas mudanças” e “Comparar mudanças”. Abaixo, está destacado pela cor verde o código presente na branch master, o qual é separado por um conjunto de sinais de igual, indicando uma linha. Depois disso, há o código presente na nova branch que foi criada. Por fim, há a tag de fechamento de “body”.

Com isso, basta clicar na opção que deseja manter, salvar o arquivo e tentar realizar o merge novamente.

Espero que esse pequeno resumo sobre conflito de versões e como corrigi-lo ajude a reforçar os conceitos explorados pelo instrutor durante a aula. Caso tenha dúvidas, estarei à disposição para te ajudar!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Caramba, Victor

Essa mensagem foi uma aula completa e perfeita!!!

Vou salvar aqui.

Hehehehe

Valeu!!!!

Abs e bom trabalho!