Projeto finalizado, utilizei algumas sugestões do fórum para contornar o bug da bolinha pressa e também defini um final para o jogo, também inspirada pelo fórum.
https://editor.p5js.org/Hyliia/sketches/Ss1zf8Cn8
// variaveis da bolinha
let xBolinha = 250;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let = velocidadexBolinha = 5
let = velocidadeyBolinha = 5
// variaveis da raquete
let xRaquete = 2
let yRaquete = 150
let raqueteComprimento = 10
let raqueteAltura = 90
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 488
let yRaqueteOponente = 150
let velocidadeyOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0
let pontosDoOponente = 0
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
let direcaoRaqueteOponente = 1;
//Variável global
let colisao = false
function setup() {
createCanvas(500, 400);
trilha.loop()
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha ();
colisãoBorda ();
mostraRaquete (xRaquete, yRaquete);
movimentoDaRaquete();
colisaoDaRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
//movimentoDaRaqueteOp();
colisaoDaRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
placarDoJogo ();
marcaPonto();
limitaRaquete();
//movimentaoponente();
fimDeJogo()
}
function mostraBolinha(){
circle (xBolinha, yBolinha, diametro)}
function movimentaBolinha (){
xBolinha += velocidadexBolinha
yBolinha += velocidadeyBolinha
}
function colisãoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {velocidadexBolinha *= -1}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {velocidadeyBolinha *= -1}
}
function mostraRaquete (x,y){
rect (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}
function movimentoDaRaquete (){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){ yRaquete -= 10;}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yRaquete += 10;}
}
function colisaoDaRaquete(x,y){
colisao =
collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio)
if (colisao){
velocidadexBolinha *= -1; }}
function movimentoDaRaqueteOp (){
if (keyIsDown(87)){ yRaqueteOponente -= 10;}
if (keyIsDown(83)){ yRaqueteOponente += 10;}
}
function placarDoJogo (){
stroke(255)
textAlign(CENTER);
textSize(20);
fill(color (147,112,219));
rect(180, 10, 40, 20);
fill (255);
text(meusPontos, 200, 26);
fill(color(147,112,219));
rect(280, 10, 40, 20);
fill(255)
text(pontosDoOponente, 300, 26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 490) { meusPontos += 1;
xBolinha = 200
yBolinha = 10
ponto.play() }
if (xBolinha < 10) {pontosDoOponente += 1;
xBolinha = 400
yBolinha = 10
ponto.play() }}
function limitaRaquete(){
if (yRaquete < 0)
{yRaquete = 0;}
else if(yRaquete > 400 - raqueteComprimento){yraquete = 400 - raqueteComprimento;}
if (yRaqueteOponente < 0) {yRaqueteOponente = 0;}
else if (yRaqueteOponente > 400 - raqueteComprimento) { yRaqueteOponente = 400 - raqueteComprimento;}}
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3")
ponto = loadSound("ponto.mp3")
raquetada = loadSound ("raquetada.mp3")
}
function movimentaoponente(){
const mediaYBolinha = yBolinha + raio;
const mediaYRaqueteOponente = yRaqueteOponente + (raqueteAltura/2);
if (mediaYBolinha > mediaYRaqueteOponente) {
direcaoRaqueteOponente = 1;
} else {
direcaoRaqueteOponente = -1;
}
yRaqueteOponente += 5.5 * random(0.6, 0.95) * direcaoRaqueteOponente;
}
function fimDeJogo(){
if (meusPontos > 9){
fill (color (147,112,219));
textSize (25);
textStyle(BOLD);
textFont('Verdana');
text ("Turu Bom??", 250, 200);
xBolinha = 350;
yBolinha = 200;
velocidadeXBolinha = 0;
velocidadeYBolinha = 0;
trilha.stop();}
if (pontosDoOponente > 9){
fill (color (147,112,219));
textSize (25);
textStyle(BOLD);
textFont('Verdana');
text ("Ah vá!", 250, 200);
xBolinha = 350;
yBolinha = 200;
velocidadeXBolinha = 0;
velocidadeYBolinha = 0;
trilha.stop();}}