Passo 1: Definir o Tema e o Objetivo
Quero criar um post para o LinkedIn sobre a importância da experiência do usuário (UX) em produtos digitais. O objetivo é educar minha rede sobre como uma boa UX impacta o sucesso de um produto e incentivar a reflexão sobre o tema.
Passo 2: Definir a Persona e o Tom
Meu público-alvo no LinkedIn inclui profissionais de tecnologia, design, negócios e estudantes. O tom deve ser profissional, informativo e inspirador, mas acessível.
Passo 3: Estrutura do Post
O post deve seguir a seguinte estrutura:
- Gancho Inicial: Uma pergunta ou afirmação impactante sobre UX.
- Contexto/Problema: Explicação breve sobre o que é UX e por que muitas empresas a subestimam.
- Benefícios da Boa UX: Lista de 3 a 4 benefícios claros e concisos de investir em UX (ex: satisfação do cliente, aumento de conversão, redução de custos a longo prazo).
- Chamada para Ação/Reflexão: Uma pergunta para engajar a audiência nos comentários.
- Hashtags: Incluir #IAnaAlura e outras hashtags relevantes para UX e produtos digitais.
Passo 4: Exemplos e Boas Práticas (Implícito no Modelo)
Ao gerar o conteúdo, considere exemplos de produtos com boa ou má UX (não precisa citá-los diretamente, mas inspire-se na ideia). Use linguagem clara e evite jargões excessivos. Mantenha os parágrafos curtos e utilize bullet points para facilitar a leitura.
Passo 5: Geração e Revisão
Gere três versões diferentes do post, variando ligeiramente a abordagem do gancho inicial e a formulação dos benefícios. Após gerar as versões, me peça para escolher a melhor e, se necessário, faça ajustes.
Passo 6: Pedir Justificativa (Opcional, para refinar)
Se eu pedir ajustes, me explique o raciocínio por trás das suas sugestões de edição.
Prompt Final (para ser enviado ao modelo):
"Crie um post para o LinkedIn sobre a importância da Experiência do Usuário (UX) em produtos digitais. O objetivo é educar profissionais de tecnologia, design e negócios, com um tom profissional e inspirador.
O post deve ter a seguinte estrutura:
- Um gancho inicial impactante.
- Uma breve explicação sobre o que é UX e o erro de subestimá-la.
- Uma lista de 3 a 4 benefícios claros de investir em boa UX (ex: satisfação do cliente, aumento de conversão, redução de custos a longo prazo).
- Uma chamada para ação/reflexão que engaje a audiência nos comentários.
- As hashtags #IAnaAlura, #UX, #DesignDeProduto, #ProdutoDigital.