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Projeto Pong no Scratch concluído, porém com alguns bugs que queria consertar

Alguns bugs:

  • A bola conta como se tivesse tocado na borda duas vezes? E acaba que os pontos sobem de 1-3.
  • As vezes ocorre da bolinha ficar atrás das raquetes e dar 126376123 de pontos.

Queria conseguir consertar isso antes de partir pros próximos projetos.

Link: https://scratch.mit.edu/projects/727219388/

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Oi João, tudo bem?

Obrigado pela paciência em aguardar uma resposta!

Parabéns pelo seu projeto, ficou show de mais! O som de ponto me confundiu por um tempo e o remix 8-bit de Jojo combinou perfeitamente.


Percebi e fico feliz que tenha conseguido uma solução para o seu problema dos pontos. Caso se sinta confortável para compartilhar sua solução ou até mesmo interagir com outros estudantes, trocar experiências e fazer networking, participe do Discord oficial da Alura de alunas e alunos:


Quanto ao problema da bolinha ficar presa na raquete, uma alternativa é separar o código de colisão de modo que ao colidir com a raquete a bolinha teletransporte um pouco a frente e com direção contrária, vejamos no exemplo: Captura de tela retirada do scratch, na imagem há um código que diz que quando a bandeira for clicada sempre que a bolinha estiver tocando em minha raquete então mude a posição horizontal da bolinha para menos duzentos e quinze e aponte para a direção inversa menos um e toque o som de raquetada. A outra parte do código se refere ao mesmo modelo só que tocando na raquete do oponente ela mudará a posição horizontal da bolinha para duzentos e quinze positivo.

Outra forma de resolver:

  • No ator bolinha, remova o bloco “aponte para a direção * (-1)”. Para acrescentarmos outros blocos, essa é uma das formas de resolver o bug da pontuação infinita e do travamento da bolinha.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando o bloco aponte para a direção vezes menos abre parênteses menos um fecha parênteses sendo retirado. O aponte para direção direção vezes menos um está destacado em vermelho

  • Remova também o bloco verde com o operador “ou” e substitua pelo bloco “tocando em raquete 2”.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando, quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, se tocando em raquete 2 então, volte. O bloco, se tocando em Raquete2 ? então, está destacado em vermelho

  • Acrescente o bloco “aponte para a direção”, o bloco “número aleatório entre” e coloque os números -30 e -125. Essa opção terá um resultado semelhante ao do professor quando ele coloca o bloco direção * -1, a diferença é que, a bolinha a partir de agora voltará para uma direção aleatória resolvendo o bug da pontuação duplicada e da bolinha ficar presa na raquete.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, se tocando em raquete 2 então, acrescente aponte para a direção e número aleatório entre -30 e -125, este bloco está destacado em vermelho

  • Repita no código da Raquete, alterando os ângulos para 30 e 125.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, tocando em raquete2 então, aponte para a direção, número aleatório entre -30 e -125, toque o som acertar bolinha, se, tocando em raquete então, aponte para direção, número aleatório entre 30 e 125, toque o sim acertar bolinha, volte. O segundo bloco está destacado em vermelho.


Se precisar de ajuda com qualquer dúvida ou problema fico à disposição, conte com a gente!

Um bom dia para você e bons estudos.

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