Contextualização: E-commerce de jardinagem atuando apenas no ambiente digital(Instagram Youtube) que tem como proposta a promessa de tornar a partir do zero um jardim de sucesso e que está com problemas no aumento de vendas.
Objetivo: Traçar a persona/ou personas nas quais iremos trabalhar na comunicação deste cliente Pensar em ações de marketing e como faremos para utilizar o e-mail marketing como forma de alcançar o lead qualificado.
Personas: Ana Flavia: possui 35 anos, trabalha de home office atuando na área de design, mora sozinha e tem 2 gatos Lua, e Salsicha, ela começou a pesquisar sobre jardinagem e como fazer sua própria horta em casa durante a pandemia. Apesar de ter visto muitos sites e lido muitas matérias sobre como iniciar nessa jornada, a Ana Flavia ainda tem muitas dificuldades, suas mudas acabam sempre morrendo mesmo ela tendo muito cuidado em regalas, e recentemente um dos gatos da Ana acabou precisando ir ao veterinário por conta de uma das plantas que acabou sendo venenosa para o pet.
Paulo Henrique: 24 anos, trabalha em um restaurante de comida vegana mora com os pais em uma casa espaçosa e com varanda, é alergico a pólen, e gosta muito de natureza, recentemente o Paulo viu em um vídeo na internet as vantagens de inciar uma horta em casa e como gosta bastante de cozinhar e é vegano, ele pensou em começar a sua própria horta e cozinhar alimentos ainda mais saudáveis. Entretanto o Paulo não faz ideia por onde começar, ele viu vários vídeos na internet mais ficou ainda mais perdido.
-> As principais estratégias para atrair leads seria utilizando algumas iscas como um e-book gratuito ensinando sobre os principais tipos de plantas que são fáceis de cultivar em ambientes fechados, algumas dicas da quantidade de vezes que as mudas precisam ser regadas, e etc. Após a captura desses leads a equipe pode organizar um curso ensinando os princípios do cultivo de uma horta caseira com um desconto de 30% para os 20 primeiros inscritos, logo após o lançamento do curso, seria necessário realizar o planejamento dos conteúdos para que os leads passem para a próxima etapa do funil, como dicas de como manter suas plantas arejadas e bem cuidadas, quais são os melhores ambientes para determinadas espécies, e as plantas mais seguras para quem tem animais de estimação em casa, por fim após o processo de fidelização desses clientes, a empresa poderia investir em um "clube de jardinagem" onde os clientes pagam uma taxa todo mês através da escolha de um plano, onde ele pode inserir seus principais objetivos com a criação da horta e seu estilo de vida, e a empresa enviaria todo mês um conjunto com sementes de mudas pensadas especialmente para aquele cliente, com instruções sobre o plantio de cada uma delas, um kit de jardinagem, e um atendimento personalizado para dúvidas bem como um grupo para o incentivo e integração desses clientes, com isso a empresa agrega um senso de valor muito além do seu produto em si, despertando o sentimento de comunidade em seus clientes.