1
resposta

[Projeto] Os passos para as branch's

Criar uma branch de cada aula, nos possibilita poder ver o estado do projeto em cada momento da linha do tempo. podemos usar o comando git checkout -b aula-05-02 para criar a nova branch e já nos posicionarmos nela. Agora podemos fazer as alterações e depois fazemos um "git add . " um "git commit -m '...' "e por último um "push origin aula-05-02" para atualizar o repositório do GitHub.

1 resposta

Oi, Flávio, tudo bem?

Muito boa sua observação. Esta ordem para executar os comandos no Git está correta!

Não é recomendado fazer alterações nos arquivos localizados na branch principal (main), então para realizar tais mudanças são criadas ramificações.

As branches devem ser criadas para mexer em uma parte do projeto e devem ser específicas para cada seção que desejamos trabalhar, com isso mantemos a organização, para o caso de termos muitas contribuições em um mesmo arquivo.

Uma das formas para criar as demais branches é usar o comando git checkout -b <nome da branch que queremos criar>. Esse comando permite além de criar a branch já ser posicionado nela como você bem descreveu em seu comentário.

Estando em uma das ramificações da branch principal podemos realizar modificações nos códigos e ao finalizar as mudanças, devemos realizar uma sequência de comandos que incluem:

  • git add <nome do arquivo que queremos adicionar para commitar> que irá adicionar apenas um arquivo ou git add .para adicionar todos os arquivos modificados de uma só vez em um estágio de pré-commit.
  • git commit -m "mensagem que acompanhará o commit aqui"que marcará o ponto onde uma alteração foi realizada.
  • git push <nome do repositório remoto> <nome da branch que queremos adicionar ao repositório remoto> para adicionar os arquivos daquela branch em um repositório remoto.
  • Na branch principal podemos usar o comando git merge < nome da branch>para mesclar as alterações feitas na branch em que estávamos trabalhando na branch principal.

Como exemplo, posso citar um projeto no qual quero fazer alterações na estrutura dos títulos. Na branch principal (main) tenho o arquivo "index.html" inalterado. Então sigo os seguintes passos:

  • git checkout -b titulo para criar a branch título onde irei modificar os títulos.
  • Como estou com apenas um arquivo posso usar o comando git add index.html para o estágio de pré-commit.
  • git commit -m "Alterando os títulos" para realizar o commit e explicitar as alterações feitas com a mensagem.
  • git push origin titulo para empurrar para o repositório remoto "origin" as alterações feitas em título.
  • Estando na branch "main" usaria o comando git merge titulo para mesclar as informações alteradas em "titulo" na branch "main".

Caso tenha interesse em desenvolver ainda mais seus conhecimentos sobre Git e GitHub, recomendo o curso Git e GitHub: controle e compartilhe seu código que irá aprofundar os conhecimentos sobre os comandos principais usados no cotidiano da pessoa desenvolvedora.

Espero ter contribuído para complementar as informações a respeito deste assunto. Reforço os meus parabéns pela dedicação e empenho em seus estudos e desejo uma caminhada cheia de aprendizados.

Caso tenha dúvidas, estarei à disposição!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!