Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Minha Inteligência Emocional (QE) e Como Aprimora-la - PARTE I

Minha Inteligência Emocional (QE) e Como Aprimora-la

De Ricardo Costa Val do Rosario

Sugestão feita por CoPilot 365 com base no resultado obtido

Resumo do seu resultado (“Média QE”)

- Você apresenta um equilíbrio intermediário na forma como percebe e regula emoções, 
mas ainda pode aprimorar o controle da ansiedade e dos impulsos.  

- No ambiente profissional, quem gerencia bem as próprias emoções sai na frente (mais chances 
de promoções e melhores oportunidades), segundo Daniel Goleman.  

- A QE envolve empatia, automotivação, controle dos impulsos e intuição – degraus essenciais 
para relações mais saudáveis e para tomar decisões sob pressão.  

- Crenças limitantes (ex.: “sou incapaz” ou “tenho que dar conta de tudo sozinho”) podem estar 
enraizadas em experiências da infância e influenciam sua autoconfiança hoje.

Sugestões práticas (com exemplos)

1. Fortaleça sua autoestima focando em pontos fortes  

- Exemplo: Todas as noites, anote 2 vitórias do dia (p. ex., “liderar bem a reunião” ou “resolver 
   rápido aquele bug no sistema”).  

- Use esses registros como “provas” de competência quando surgir insegurança.

2. Reflita e redefina crenças negativas  

- Identifique uma crença limitante (por ex., “não consigo falar em público”).  

- Liste 2 evidências contrárias: “no ano passado, apresentei no time sem tremer”, “colegas elogiaram meu slide”).  

- Crie um novo mantra: “Tenho clareza e sou valorizado quando falo sobre meu trabalho.”

3. Pratique o controle de impulsos em momentos de tensão 

- Exemplo de técnica “Pausa dos 5 segundos”: ao receber um feedback crítico, conte mentalmente até 5 antes de responder.  

- Aprenda a respirar profundamente (inspire 4s, expire 6s) para diminuir a ansiedade in loco.

4. Exercite sua empatia  

- Toda vez que um colega parecer chateado, pergunte: “Tudo bem? Como posso ajudar?”  

- Use a técnica “espelhamento”: repita brevemente o que ouviu (“Entendo que você se sente sobrecarregado”), antes de sugerir soluções.

5. Desenvolva sua intuição e automotivação  

- Reserve 5 min por dia para visualizar mentalmente um objetivo (p. ex., ser promovido ou liderar um projeto maior).  

- Anote pequenos sinais de progresso (clientes satisfeitos, metas batidas) para alimentar sua motivação interna.

6. Crie um mini-ritual semanal de checagem emocional  

- Sexta-feira, 10 min: responda em um caderno  

1. “Que emoção dominou meu dia?”  

2. “Que gatilho a provocou?”  

3. “O que fiz bem para lidar com ela?”  

- Ajuste a semana seguinte a partir dessas respostas.

Sugestão de CoPilot 365

- Colocando essas práticas em ação, você trocará a sensação de “Média Inteligência Emocional” 
por confiança ampliada, melhor regulação afetiva e mais leveza nas relações pessoais e profissionais. 

- Quer elaborar juntos um plano de acompanhamento ou um template de diário emocional?

- Aqui vai um plano de acompanhamento de 4 semanas e um template de diário emocional que 
integra as recomendações do seu teste de “Média Inteligência Emocional”:

Plano de Acompanhamento (4 Semanas)

Semana 1 – Mapeando emoções e crenças

1. Escolha 1 crença limitante que identificou (“não consigo falar em público”, “tenho que dar conta de tudo sozinho” etc.).  

2. Use o Diário Emocional (template abaixo) 3× ao dia (manhã, tarde, noite), respondendo:  

- O que senti?  

- O que pensei?  

- Como respondi?  

3. Anote 2 vitórias diárias para elevar a autoestima (por ex., “expliquei bem minha ideia em reunião”; 
“resolvi um erro no código sem pânico”).

Semana 2 – Reestruturação de crenças

1. A cada dia, destaque uma evidência CONTRA sua crença limitante (ex.: “já apresentei sem nervosismo”, 
“lidero projetos com segurança”).  

2. Escreva um novo mantra positivo (ex.: “Comunico com clareza e confiança”).  

3. Continue o hábito 3×/dia do Diário Emocional e o registro de vitórias.

Semana 3 – Técnicas de controle de impulso e automotivação

- Pratique a “Pausa dos 5 segundos” antes de reagir a críticas ou desafios (conte mentalmente até 5) 
e use respiração 4 s inspiração/6 s expiração para acalmar o sistema nervoso.  

-.Dedique 5 min à visualização de um objetivo profissional (promoção, novo projeto). 
Anote sinais de progresso (feedback positivo, metas batidas).  

-  Mantenha o Diário Emocional + vitórias.
1 resposta
solução!

Oi, Ricardo! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

É isso! Você trouxe pontos muito relevantes sobre autoconhecimento e formas de fortalecer a Inteligência Emocional. Gostei da forma como conectou teoria e prática, criando um plano de ação acessível e bem estruturado.

Continue investindo nesse processo! Pequenas ações no dia a dia fazem grande diferença a longo prazo.

Uma dica: se quiser acompanhar seu progresso com mais clareza, experimente usar uma planilha simples ou aplicativo de anotações para registrar seus avanços com o diário emocional.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!