Minha Inteligência Emocional (QE) e Como Aprimora-la
De Ricardo Costa Val do Rosario
Sugestão feita por CoPilot 365 com base no resultado obtido
Resumo do seu resultado (“Média QE”)
- Você apresenta um equilíbrio intermediário na forma como percebe e regula emoções,
mas ainda pode aprimorar o controle da ansiedade e dos impulsos.
- No ambiente profissional, quem gerencia bem as próprias emoções sai na frente (mais chances
de promoções e melhores oportunidades), segundo Daniel Goleman.
- A QE envolve empatia, automotivação, controle dos impulsos e intuição – degraus essenciais
para relações mais saudáveis e para tomar decisões sob pressão.
- Crenças limitantes (ex.: “sou incapaz” ou “tenho que dar conta de tudo sozinho”) podem estar
enraizadas em experiências da infância e influenciam sua autoconfiança hoje.
Sugestões práticas (com exemplos)
1. Fortaleça sua autoestima focando em pontos fortes
- Exemplo: Todas as noites, anote 2 vitórias do dia (p. ex., “liderar bem a reunião” ou “resolver
rápido aquele bug no sistema”).
- Use esses registros como “provas” de competência quando surgir insegurança.
2. Reflita e redefina crenças negativas
- Identifique uma crença limitante (por ex., “não consigo falar em público”).
- Liste 2 evidências contrárias: “no ano passado, apresentei no time sem tremer”, “colegas elogiaram meu slide”).
- Crie um novo mantra: “Tenho clareza e sou valorizado quando falo sobre meu trabalho.”
3. Pratique o controle de impulsos em momentos de tensão
- Exemplo de técnica “Pausa dos 5 segundos”: ao receber um feedback crítico, conte mentalmente até 5 antes de responder.
- Aprenda a respirar profundamente (inspire 4s, expire 6s) para diminuir a ansiedade in loco.
4. Exercite sua empatia
- Toda vez que um colega parecer chateado, pergunte: “Tudo bem? Como posso ajudar?”
- Use a técnica “espelhamento”: repita brevemente o que ouviu (“Entendo que você se sente sobrecarregado”), antes de sugerir soluções.
5. Desenvolva sua intuição e automotivação
- Reserve 5 min por dia para visualizar mentalmente um objetivo (p. ex., ser promovido ou liderar um projeto maior).
- Anote pequenos sinais de progresso (clientes satisfeitos, metas batidas) para alimentar sua motivação interna.
6. Crie um mini-ritual semanal de checagem emocional
- Sexta-feira, 10 min: responda em um caderno
1. “Que emoção dominou meu dia?”
2. “Que gatilho a provocou?”
3. “O que fiz bem para lidar com ela?”
- Ajuste a semana seguinte a partir dessas respostas.
Sugestão de CoPilot 365
- Colocando essas práticas em ação, você trocará a sensação de “Média Inteligência Emocional”
por confiança ampliada, melhor regulação afetiva e mais leveza nas relações pessoais e profissionais.
- Quer elaborar juntos um plano de acompanhamento ou um template de diário emocional?
- Aqui vai um plano de acompanhamento de 4 semanas e um template de diário emocional que
integra as recomendações do seu teste de “Média Inteligência Emocional”:
Plano de Acompanhamento (4 Semanas)
Semana 1 – Mapeando emoções e crenças
1. Escolha 1 crença limitante que identificou (“não consigo falar em público”, “tenho que dar conta de tudo sozinho” etc.).
2. Use o Diário Emocional (template abaixo) 3× ao dia (manhã, tarde, noite), respondendo:
- O que senti?
- O que pensei?
- Como respondi?
3. Anote 2 vitórias diárias para elevar a autoestima (por ex., “expliquei bem minha ideia em reunião”;
“resolvi um erro no código sem pânico”).
Semana 2 – Reestruturação de crenças
1. A cada dia, destaque uma evidência CONTRA sua crença limitante (ex.: “já apresentei sem nervosismo”,
“lidero projetos com segurança”).
2. Escreva um novo mantra positivo (ex.: “Comunico com clareza e confiança”).
3. Continue o hábito 3×/dia do Diário Emocional e o registro de vitórias.
Semana 3 – Técnicas de controle de impulso e automotivação
- Pratique a “Pausa dos 5 segundos” antes de reagir a críticas ou desafios (conte mentalmente até 5)
e use respiração 4 s inspiração/6 s expiração para acalmar o sistema nervoso.
-.Dedique 5 min à visualização de um objetivo profissional (promoção, novo projeto).
Anote sinais de progresso (feedback positivo, metas batidas).
- Mantenha o Diário Emocional + vitórias.