2
respostas

[Projeto] Meu ikigai traduzido num projeto com IA

Nos últimos anos, venho descobrindo que meu Ikigai está na intersecção entre arte, cuidado humano e tecnologia. Saí da psicologia e da arte de rua para desenvolver fluxos inteligentes com IA, usando ferramentas como Typebot e Make para transformar o modo como pequenas empresas atendem e se conectam com seus públicos.

Um dos projetos que mais traduz essa jornada é a Amazô — uma assistente de CS com IA, que atua como SAC interativo, representante digital e guardiã simbólica de experiências. Ela é, na prática, a personificação do meu Ikigai: conecta ancestralidade, inovação e cuidado, em soluções acessíveis e regenerativas.

Por muitos anos, esses projetos existiram apenas como ideias e sonhos — e agora, com o avanço das ferramentas de IA e automação, estou finalmente tirando tudo do papel, mesmo que em território digital. Pela primeira vez, sinto que a tecnologia está me ajudando a realizar o que antes parecia impossível.

Hoje, vivo o equilíbrio entre o que amo, o que sei fazer bem, o que o mundo precisa e o que pode me sustentar — e sigo aprendendo e ajustando com leveza, coragem e visão de futuro.

Se você também está nessa transição, minha dica é: escute sua curiosidade, honre sua bagagem e teste com o que você já tem. Tenho entendido que Ikigai não é um destino, mas sim o caminho em movimento, como um termo muito usado na fenomenologia: um ser em constante movimento - dasein.

2 respostas

Oi Lidi! Achei muito legal o jeito que você está unindo arte, cuidado humano e tecnologia — é uma combinação bem diferente e inspiradora. Também estou aprendendo e me descobrindo nessa área, e seu projeto Amazô parece ser algo muito bacana.

Gostei bastante da ideia do Ikigai como um caminho em movimento, porque acho que a gente vai se ajustando e evoluindo o tempo todo mesmo.

Obrigado por compartilhar sua experiência, isso ajuda a gente que está começando a se inspirar e a entender melhor esse processo.

Boa sorte nessa jornada!

Oii, Thiago.
Siim, eu amei o termo lifelong learning pq é isso mesmo, né? Estamos sempre nesse movimento. Por ex, agora eu entendi q ja estou trabalhando com meu ikigai mas ao mesmo tempo nao sei por quanto tempo pq pode ser q ele va se trasnformando, ao adquirir mais conhecimento aqui no curso (inclusive os conteudos de IA foram um grande divisor de aguas pra mim) o meu ikigai vai se transformando tbm. Desejo que sua caminhada siga com sincronicidades que te guiem a compreender o seu processo e o seu ikigai. Se precisar, conte comigo!