Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Prompt: Preciso que você avalie o meu método de estudo autônomo atual. Pretendo migrar para área de análise de dados e gostaria de saber no que preciso focar mais. Já realizei cursos de Excel e Power BI inclusive com certificações. Estou focando atualmente em Inteligência Artificial e programação, pois tenho um conhecimento inicial. Em relação a IA já utilizo para tarefas básicas e programação sei VBA do Excel e linguagem M do Power Query. Já tenho um portfólio desenvolvido com 6 cases em Excel e 6 cases em Power BI, inclusive os cases em BI já estão publicados no serviço do Power BI. Atualmente estou realizando um curso de Imersão Análise de dados e IA e tenho participado ativamente nas atividades e nos fóruns. Por tudo exposto preciso que você faça uma análise e me retorne sugestões com base no método 70-20-10.

Resposta ChatGPT: como a resposta ficou muito longa eu vou colocar o link abaixo.
https://chatgpt.com/c/6a091138-904c-83e9-82bb-ac7a677c41aa

1 resposta
solução!

Olá, Neusa. Como vai?

É impressionante ver o quanto você já avançou na sua jornada de transição para a área de dados! Ter um portfólio com 12 cases publicados e domínio de ferramentas como VBA e Linguagem M coloca você em uma posição muito competitiva, pois demonstra que você já possui o raciocínio lógico necessário para a área.

O método 70-20-10 é perfeito para o seu momento, pois ele equilibra a teoria com a prática real. Com base no seu perfil, aqui está uma análise e sugestões práticas de como distribuir seus esforços:

10% - Aprendizado Formal (Cursos e Teoria)
Você já tem uma base sólida em BI. Agora, o foco desse pilar deve ser a transição para a programação voltada especificamente para Ciência de Dados.

• Sugestão: Dedique essa parte do tempo para aprender Python, focando nas bibliotecas pandas (para manipulação de dados) e matplotlib/seaborn (para visualização). Como você já conhece M e VBA, a lógica de objetos e funções será absorvida rapidamente.

20% - Aprendizado Social (Interação e Feedback)
Você mencionou que participa ativamente dos fóruns, o que é excelente. No nível de Senioridade que você está construindo, a troca de experiências é vital.

• Sugestão: Comece a realizar code reviews ou análises de projetos de colegas no GitHub ou LinkedIn. Além disso, tente explicar um conceito complexo de IA ou Power BI para alguém; ensinar é uma das formas mais eficazes de validar o que você aprendeu socialmente.

70% - Experiência Prática (Mão na Massa)
Este é o coração do seu aprendizado. Como você já tem cases em Excel e BI, o próximo passo é a sofisticação desses projetos.

• Sugestão: Pegue um dos seus cases de Power BI e tente replicar a análise completa utilizando Python em um Jupyter Notebook.
  • Integração com IA: Utilize a IA generativa para otimizar seus códigos ou para realizar análises preditivas simples sobre os dados que você já possui. Em vez de apenas tarefas básicas, peça para a IA sugerir modelos de regressão ou classificação para seus cases atuais.

Veja um exemplo de como estruturar seu próximo projeto prático (os 70%):

# Exemplo de transição: Em vez de fazer um filtro no Excel, use Python
import pandas as pd

# Carregando seu case de estoque
df = pd.read_csv('seu_case_logistica.csv')

# Criando uma análise que a IA pode te ajudar a automatizar
analise_por_categoria = df.groupby('Categoria')['Vendas'].sum()

print(analise_por_categoria)

Ponto de Atenção: Como você já domina o ecossistema Microsoft (Excel/Power BI/VBA), seu diferencial será a capacidade de integrar essas ferramentas com o novo mundo da IA. Continue focando em resolver problemas reais de negócios, pois o mercado de análise de dados valoriza muito quem sabe extrair insights valiosos além das ferramentas técnicas.

Espero que possa ter lhe ajudado!