0
respostas

[Projeto] Autoconhecimento nos estudos: testando o 70–20–10

Oi, galera, tudo bem? Vocês já viram essa aula do metodo 70-20-10?

Eu não conhecia esse método e confesso que gostei bastante.

Resolvi testar na prática: pedi ao GPT para me ajudar a entender como estou distribuindo meu tempo entre prática, teoria e interação (70–20–10). Fiz um quiz com base na minha rotina das últimas semanas (incluindo horas).
Nesse teste, tentei separar melhor momentos em que resolvo as coisas de forma independente daqueles em que recorro a apoio (documentação, referências etc.), só para entender melhor como aprendo.

O resultado foi:
• 60–25–15 (prática–teoria–interação)
• em alguns momentos, 68–15–17

Achei interessante que, quando a tarefa é algo que já conheço e faço sozinha, a prática aumenta. Quando é algo novo (como automação), preciso consultar mais para avançar , e a prática diminui.

Esse foi um critério meu, considerei “mais prática” quando consegui fazer tudo sozinha. Isso não significa que, ao buscar ajuda, não estamos praticando.

Pra mim, essa aula foi mais do que um exercício: foi autoconhecimento. Na correria, a gente quase não para pra analisar como está aprendendo, e isso fez diferença.

Não vejo o 70–20–10 como uma regra rígida, mas como um guia importante.

Nesta semana, quero me desafiar não só a aprender, mas também a ensinar, mesmo que o básico, isso ajuda a consolidar.

Também acredito que dá pra aprender bastante acompanhando os posts da galera aqui.

E vocês:
fariam esse tipo de análise com quiz?
o que acham do método 70–20–10?