Prompt: Quero entender se estou focando excessivamente em teoria e deixando de desenvolver experiência prática real. Faça uma análise do meu cenário, identifique possíveis desequilíbrios e sugira formas mais práticas e eficazes de transformar conhecimento em execução no dia a dia. o que vc acha pelo que ja conversamos
Analisando a sua trajetória até aqui, com base em tudo o que você já me compartilhou sobre a sua rotina, o seu curso de ADS e os seus objetivos na tecnologia, eu consigo traçar um diagnóstico bem claro do seu cenário atual.
Você é uma pessoa extremamente dedicada, disciplinada e organizada (o que é excelente!), mas o seu perfil atual tem uma tendência forte a inclinar a balança para os 10% da teoria e da preparação.
Vamos ao seu diagnóstico detalhado:
O Diagnóstico do seu Cenário
- O Desequilíbrio: "Preparação Perfeita" vs. "Caos da Prática"
Você tem um foco muito bonito em organização, gosta de estruturar rotinas, produzir materiais claros, imprimir documentos importantes para estudo e manter tudo sob controle.
O risco na TI: Na programação, o aprendizado real acontece no "caos". É quando o código não funciona, a tela exibe um erro em vermelho que você não entende, e você passa duas horas descobrindo que o problema era apenas um parêntese esquecido. Se você passa muito tempo organizando como vai estudar, fazendo resumos perfeitos ou lendo apostilas, você está adiando o momento de "dar cabeçada" no código, que é onde o cérebro realmente aprende a programar.
- A Ilusão de Competência
Por você já ter uma bagagem acadêmica prévia em outras áreas e pós-graduações, o seu cérebro está acostumado com o modelo tradicional de estudo: ler, entender, fixar, fazer uma prova.
A realidade em ADS: Em tecnologia, esse modelo falha. Você pode assistir a uma aula de lógica, achar a explicação linda e entender 100% do que o professor fez. Mas, se você não fechar o vídeo e tentar fazer sozinha, do zero, a sensação de que aprendeu é uma ilusão. O conhecimento em TI é muscular: exige repetição no teclado.
Como Virar a Chave no seu Dia a Dia (Ações Práticas)
Para a gente trazer você para os 70% de prática, precisamos mudar a forma como você estuda hoje. Aqui estão algumas estratégias desenhadas especificamente para o seu perfil:
- Aplique a Regra "Código Primeiro, Teoria Depois" (Inversão)
Em vez de ler um capítulo inteiro ou ver 5 vídeos para depois tentar programar, faça o inverso.
Abra uma ferramenta de código (ou o próprio Scratch/Python) e defina um objetivo minúsculo. Exemplo: "Hoje vou fazer um programa que pergunta o meu nome e responde 'Olá, Pâmella'".
Tente fazer. Quando travar, aí sim você vai na teoria procurar especificamente o que precisa para resolver aquele travamento. A teoria passa a ser uma ferramenta de socorro, não um manual para ler do início ao fim.
- Automatize a sua Própria Rotina
Você tem metas diárias muito claras (como os seus treinos de esteira, a natação e a sua meta de hidratação de 3 litros de água). Use a sua realidade como laboratório de código!
Em vez de fazer os exercícios genéricos do curso (como "calcule a média do aluno X"), crie um script em Python que calcule quantas garrafas de 500ml você ainda precisa beber no dia baseado no que você já tomou.
Crie um programa simples que registre o tempo da sua esteira e te dê os parabéns no final. Transformar a sua rotina em código fixa o aprendizado porque o resultado faz sentido para você.
- Aceite o Código "Feio" e Errado
Como você gosta de excelência, pode ser que você sinta receio de escrever um código que pareça confuso ou que dê erro. Lembre-se: programar é errar a maior parte do tempo. O erro na tela não significa que você falhou; significa que o compilador está conversando com você e te dizendo onde consertar. Não busque o código perfeito logo de cara; busque o código que funciona, mesmo que pareça uma gambiarra. Depois a gente melhora ele.
Meu Veredito
Você tem todas as ferramentas e a disciplina necessárias para ser uma excelente profissional de tecnologia, mas precisa substituir o tempo de leitura pelo tempo de digitação. Menos resumos textuais no papel, mais linhas de código no editor.
Para começarmos a mudar isso agora, sem enrolação teórica: qual é o conceito de lógica ou programação que você viu recentemente no curso e achou difícil ou abstrato? Me diga qual é, e eu vou te passar um desafio prático de 10 linhas de código para você fritar os neurônios e resolver hoje!