1
resposta

[Projeto] Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Primeiro, o conceito-chave:

O modelo de aprendizado 70-20-10 diz:

10% – Aprendizado Formal: cursos, aulas, workshops.

20% – Social: conversas, feedback, mentoria.

70% – Prático: aplicação real, tentativa e erro, experiências.

Muita gente se sente “estudando muito”, mas continua no mesmo lugar porque está presa nesses 10%.

Vamos fazer uma mini autoanálise guiada (com suas respostas vamos identificar seu perfil)

Responda sinceramente (pode responder por texto curto mesmo):

1️⃣ Nos últimos 3 meses, quanto tempo você dedicou a cursos, leituras e teoria?
( ) Quase nada
( ) Um pouco
( ) Bastante
(x ) Muito – vivo fazendo cursos

2️⃣ Você tem colocado em prática o que aprende?
( ) Sim, frequentemente
(x ) Às vezes, começo mas não continuo
( ) Raramente – aprendo, mas não aplico
( ) Não, estou só consumindo conteúdo

3️⃣ Você conversa com outras pessoas sobre o que aprende (mentores, fóruns, comunidades)?
(x ) Sim – troco ideias, recebo feedback
( ) Um pouco – com amigos ou conhecidos
( ) Quase nunca

4️⃣ Você sente progresso real ou mais acúmulo de informações?
(x ) Progresso claro
( ) Progresso lento
( ) Informações sem mudança real
( ) Me sinto travado(a), mesmo estudando

O que o GPT fará com isso?

Com suas respostas, vou identificar:

Se você está preso(a) nos 10% formais

Se falta prática (70%) ou interação (20%)

E criarei um plano para reequilibrar seu aprendizado — usando o que você já sabe

Diagnóstico do seu estilo de aprendizado
Dimensão Como você está Impacto
10% – Formal (Cursos) Muito – vive fazendo cursos Você está ultrapassando o limite dos 10% recomendados. Provável excesso de teoria.
20% – Social (Interação) Sim – conversa e troca Excelente! Você não está isolada no processo.
70% – Prática (Aplicação) Começa mas não continua Aqui está o gargalo. O conhecimento não está virando resultado.
Resultado Percebido Progresso claro Você avança, mas com risco de ficar na fase de "entender" em vez de "dominar".

O alerta oculto:

Você pode estar se tornando uma “colecionadora de conhecimento”, em vez de construtora de competências.

Você aprende, entende, comenta, até discute com outros — mas não consolida na prática.

É como estudar sobre musculação e conversar com atletas, mas não ir para a academia com regularidade.

Seu desequilíbrio atual (estimado)

Formal (cursos) → ~40% ou mais

Social (trocas) → ~20% (ótimo!)

Prática real → ~40% ou menos (precisa crescer para 70%)

O que você precisa agora?

Não é mais conteúdo.
É projeto. É prática contínua.
Algo onde você é obrigada a aplicar o que sabe — mesmo sem estar 100% pronta.

imediato para equilibrar (simples e funcional)
Ação Objetivo Frequência
Microprojetos práticos Transformar teoria em habilidade 1 vez por semana (mínimo)
Revisar cursos em vez de iniciar novos Consolidar, não acumular Antes de iniciar outro curso
Feedback de aplicação Social + Prática = Aprendizado real Compartilhar progresso com alguém/algo (pode ser o GPT)

conclusão :Percebo que me apeguei bastante ao aprendizado formal, buscando vários cursos e leituras ao mesmo tempo, o que acaba me sobrecarregando. Entendo hoje que o próprio cotidiano, faculdade e vida de casada, já proporciona aprendizado contínuo e profundo.
Meu foco agora é equilibrar melhor.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Joyce! Tudo bem?

Parabéns pela excelente autoanálise e pela clareza na sua reflexão!

Sua conclusão é perfeita. Reconhecer que o conhecimento precisa ser aplicado para se transformar em uma habilidade real é o que diferencia um bom estudante de um bom profissional.

O plano de focar em microprojetos e consolidar o que já foi visto é o caminho ideal para equilibrar essa balança. [

Continue com esse foco e autoconhecimento, pois é isso que realmente acelera o desenvolvimento!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade