1
resposta

[Projeto] Liderança na sua organização

1. Você já liderou algum processo na sua organização? Se sim, como foi o processo de definição para que você fosse líder?
    Sim, já tive a oportunidade de liderar processos dentro da organização, especialmente em iniciativas relacionadas à melhoria de suporte técnico e automação de tarefas recorrentes. A definição da minha liderança nesses casos não foi formalizada inicialmente, mas emergiu de forma natural. Isso aconteceu porque eu já vinha demonstrando proatividade, domínio técnico e uma boa capacidade de comunicação com diferentes áreas.
  2. Ela emergiu naturalmente dentro de um contexto por conta de habilidades específicas que você possuía para aquela situação ou ela foi imposta?
    A liderança emergiu naturalmente. Em situações onde havia necessidade de organização, visão sistêmica e conhecimento técnico, acabei assumindo a frente por iniciativa própria. Com o tempo, isso foi reconhecido pelos colegas e pela gestão, o que consolidou meu papel como referência naquele processo.
  3. E qual foi o resultado final dessa liderança? Poderia ter sido melhor?
    O resultado foi positivo: conseguimos implementar melhorias que reduziram o tempo de resposta em atendimentos e aumentaram a eficiência da equipe. No entanto, sempre há espaço para evolução. Com mais recursos ou apoio formal desde o início, talvez os resultados pudessem ter sido ainda mais expressivos. Mas, no geral, foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para meu desenvolvimento profissional e para o fortalecimento da equipe.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Angelo! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.
Gostei da forma como você descreveu a liderança emergente — quando ela surge naturalmente a partir da proatividade e domínio técnico, é sinal de que as pessoas reconhecem sua influência e confiança no trabalho em equipe.

Continue desenvolvendo essa habilidade de forma consciente. Dica: experimente aplicar pequenas retrospectivas pessoais após cada liderança, refletindo sobre o que funcionou bem e o que pode ser aprimorado, para fortalecer ainda mais seu estilo de liderança.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!