- Você já liderou algum processo na sua organização? Se sim, como foi o processo de definição para que você fosse líder?
Sim, já tive a oportunidade de liderar processos dentro da organização, especialmente em iniciativas relacionadas à melhoria de suporte técnico e automação de tarefas recorrentes. A definição da minha liderança nesses casos não foi formalizada inicialmente, mas emergiu de forma natural. Isso aconteceu porque eu já vinha demonstrando proatividade, domínio técnico e uma boa capacidade de comunicação com diferentes áreas. - Ela emergiu naturalmente dentro de um contexto por conta de habilidades específicas que você possuía para aquela situação ou ela foi imposta?
A liderança emergiu naturalmente. Em situações onde havia necessidade de organização, visão sistêmica e conhecimento técnico, acabei assumindo a frente por iniciativa própria. Com o tempo, isso foi reconhecido pelos colegas e pela gestão, o que consolidou meu papel como referência naquele processo. - E qual foi o resultado final dessa liderança? Poderia ter sido melhor?
O resultado foi positivo: conseguimos implementar melhorias que reduziram o tempo de resposta em atendimentos e aumentaram a eficiência da equipe. No entanto, sempre há espaço para evolução. Com mais recursos ou apoio formal desde o início, talvez os resultados pudessem ter sido ainda mais expressivos. Mas, no geral, foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para meu desenvolvimento profissional e para o fortalecimento da equipe.