Sim, já liderei um processo dentro da organização. Assumi a liderança na formação de novos colaboradores para outras unidades do grupo, utilizando como base de recrutamento e seleção os próprios alunos ativos da instituição. Essa liderança surgiu a partir de um case de sucesso desenvolvido na unidade em que atuo, no qual tenho domínio de todas as etapas do processo, desde o planejamento até o acompanhamento e desenvolvimento conforme o nível de maturidade de cada monitor e ou estagiário.
A liderança aconteceu de forma natural, muito por conta da minha experiência com formação de pessoas e da facilidade de comunicação e articulação interpessoal. O processo contou com autonomia concedida pela liderança direta, o que ajudou bastante nas tomadas de decisão e nos ajustes ao longo do caminho.
Como resultado, ao final do ciclo de treinamento, que aconteceu de forma híbrida com momentos presenciais e a distância, duas colaboradoras estavam prontas para assumir suas funções, atuando com autonomia compatível com suas responsabilidades. Considero o resultado positivo, embora sempre existam pontos de melhoria, principalmente no acompanhamento contínuo e no desenvolvimento a longo prazo.