1
resposta

[Projeto] Ideias de desenvolvimento

Boa tarde rede, tudo bem?

Ano passado montei uma planilha para coletar dados de todos os times de todas as rodadas do campeonato brasileiro. Para esse ano eu queria inovar e criar um sistema web com banco de dados para armazenamento desses dados, deixar um sistema mais bonito e eficiente, porém nao tenho muitas ideias de ferramentas e linguagens que posso usar para deixar a aplicação da melhor maneira possivel. ( DEIXANDO CLARO AQUI QUE ESSE SISTEMA É PARA USO PESSOAL SEM FINS LUCRATIVOS).

LINK DA PLANILHA: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tPkfduGpBUyS5wPqSjJ6f8k3DtXh5w6xK56TZxEJetk/edit?usp=sharing

Quero um apoio de como posso fazer, caso voces saibam da existencia de API's para coleta desses dados ajuda tambem, enfim ... deixo aberto a criatividade de voces.

1 resposta

Olá Anderson, tudo bem?

Que legal ver seu interesse em transformar sua planilha em um sistema web! Isso pode realmente trazer mais eficiência e organização para o seu projeto. Vou tentar te ajudar com algumas sugestões:

1. Linguagens e Ferramentas:

• Front-end: Para a interface do usuário, você pode usar HTML, CSS e JavaScript. Frameworks como React ou Angular podem ajudar a criar uma interface mais dinâmica e moderna.
    • Back-end: Para o servidor, Node.js é uma ótima opção, especialmente se você já estiver familiarizado com JavaScript. Outras opções incluem Python com Flask ou Django, ou Java com Spring Boot.
    • Banco de Dados: Para armazenar os dados, você pode usar MySQL, PostgreSQL ou MongoDB, dependendo da estrutura dos seus dados e da sua preferência.
  2. API para Coleta de Dados:

• Existem algumas APIs que oferecem dados sobre o Campeonato Brasileiro. Uma delas é a API-Football, que fornece dados sobre partidas, times, jogadores, etc. Você pode verificar se ela atende às suas necessidades.
    • Outra opção é verificar se os sites oficiais do campeonato oferecem alguma API ou feed de dados.
  3. Hospedagem:

• Para hospedar seu sistema, você pode usar plataformas como Heroku, Vercel ou Netlify, que oferecem planos gratuitos para projetos pessoais.
  4. Exemplo Prático:

• Imagine que você quer mostrar a tabela de classificação atualizada. Você pode criar uma página em React que faz uma chamada à API de futebol para buscar os dados e exibi-los em uma tabela estilizada com CSS.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.