1
resposta

Projeto Finalizado JavaScript

Boa noite amigos e amigas

Segue o link do projeto finalizado;

https://editor.p5js.org/lfavallone88/sketches/kEipYgIl2

abaixo segue os códigos utilizado;

// metricas do projeto 

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 23;
let raio = diametro /2;

let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

// metricas da raquete

let xRaquete = 3;
let yRaquete = 150; 
let comprimentoRaquete = 12; 
let alturaRaquete = 90;

// metricas da rquete do oponente

let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente; 

// variavel biblioteca

let colidiu = false;

// placar do jogos 

let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

// sons do jogo

let raquetada;
let trilha; 
let ponto;

// chance de erro 

let chanceDeErrar =0;

function preload(){
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3")
}

// cirção do projeto 

function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}

function draw() {
background(0);
mostrarbolinha();
velocidadedabolinha();
verificabordas();
mostraraquete();
movimentaraquete();
//verificacolisaoraquete();
colisaobiblioteca(xRaquete, yRaquete);
colisaobiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
raqueteoponete();
movimentaraqueteoponente();
incluiplacar();
marcaponto();
}

// refatoração 
function mostrarbolinha(){circle(xBolinha,yBolinha,diametro); 
}

function velocidadedabolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha
yBolinha += velocidadeYBolinha
}

function verificabordas(){
if (xBolinha + raio > width ||xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}

if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}

function mostraraquete(){fill(color(25,25,112));rect(xRaquete, yRaquete, comprimentoRaquete, alturaRaquete)
}

function movimentaraquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){yRaquete -= 10}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){yRaquete += 10}
}

function verificacolisaoraquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete
&& yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete 
&& yBolinha + raio > yRaquete)
{velocidadeXBolinha *= -1;
}
}

function colisaobiblioteca(x , y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play();}
}

function raqueteoponete(){fill(color(255,0,0));rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, comprimentoRaquete, alturaRaquete)}

function movimentaraqueteoponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30; 
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar();
}

function calculaChanceDeErrar(){
if(pontosOponente >= meusPontos){
chanceDeErrar += 1
if(chanceDeErrar >= 39){ chanceDeErrar = 40}
else{chanceDeErrar -= 1 
if (chanceDeErrar <= 35){chanceDeErrar
= 35}
}   
}
}

function incluiplacar(){
stroke (255);
textAlign (CENTER);
textSize (16);
fill(color(25,25,112));
rect (150,10,40,20);
fill (255);
text (meusPontos, 170, 26);
fill(color(255,0,0));
rect (450,10,40,20);
fill (255);
text (pontosOponente, 470, 26);
}

function marcaponto(){
if (xBolinha > 587){meusPontos += 1; ponto.play();}
if (xBolinha < 10){pontosOponente += 1; ponto.play();}
}
1 resposta

Olá, Luiz! Como você está?

Parabéns pelo projeto e pela customização, essa iniciativa de melhoria contínua é algo que consolida o aprendizado e fortalece o conhecimento! Continue com esse engajamento, compartilhe seu progresso conosco e sempre tire suas dúvidas!

Um abraço e bons estudos! :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software