O case da Amazon acho que é um bom exemplo de como a amazon trabalha o marketing de relacionamento e está sempre focada no cliente e a sua maior prioridade é criar experiências para o consumidor.
Tem um conceito muito conhecido que é o Amazon Flywheel que é focado em diversos pilares como:
- Manter a experiência do consumidor em primeiro lugar;
- Melhorar constantemente o SEO das páginas de seus produtos;
- Continuar testando, personalizando e experimentando;
- Observar a performance do seu catálogo e melhorar a sua seleção.
Pizza Dominos: A marca Domino's através do monitoramento dos comentários de seus clientes detetou que havia muitas criticas relacionadas com o molho de tomate das pizzas. Ao avaliar essas criticas a marca fez novos testes e avaliações ao molho tendo em conta o feedback de seus clientes e lançou uma nova pizza com um molho de tomate melhor e aí conseguiu reconquistar seus clientes de novo, fazendo também uma campanha à volta disso.
Restaurante americano Morton's: Tem um case interessante deste restaurante que relata muito o marketing de relacionamento. Um cliente escreveu no Twitter que estava num voo da American com chegada prevista às 7:00 pm no Aeroporto Newark e após um longo dia de trabalho seu sonho era um belo jantar no Morton’s. Através do monitoramento das redes sociais, o restaurante detetou esse desejo de seu cliente recorrente, identificou seu prato favorito através do histórico e ao sair do avião, um garçom de smoking aguardava o cliente com uma bandeja com um cupom.
Mais info sobre case Morton's: https://www.shankman.com/the-greatest-customer-service-story-ever-told-starring-mortons-steakhouse/