Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Projeto : Faça Como eu fiz

No teste de temperatura foi bem interessante, ele chegou a me perguntar se estava testando a paciência dele minha frase foi "eu quero" e a cada repetição eu mudei de temperatura no fim expliquei o que eu queria e ele acabou dando uma explicação sobre o tema bem interessante.
Já no chata GPT a previsão da próxima palavra, foram palavras bem escolhidas, parecia o complete a palavra do WhatsApp.
Na toketizador o interesse é o quanto um grupo de letras podem ter tandas derivações e com isso criar tantos tokens.

1 resposta

Oi, Leila! Como vai?

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. É muito enriquecedor acompanhar relatos assim, que convida a gente a experimentar na prática e registrar o que foi descoberto ao longo do caminho.

Seu teste de temperatura foi realmente interessante. A situação em que a IA chegou a te perguntar se você estava testando a paciência dela, após repetidas variações da frase "eu quero", mostra na prática como esse parâmetro interfere diretamente no comportamento do modelo. Isso é exatamente o tipo de aprendizado que fica.

No caso do ChatGPT interessante a comparação com o autocompletar do WhatsApp .

Sobre o tokenizador, sua percepção de que um grupo de letras pode gerar tantas derivações e, com isso, criar tokens distintos, revela uma compreensão bastante madura sobre como a linguagem é processada por modelos de inteligência artificial.

Uma dica para continuar evoluindo: escolha um mesmo prompt e execute-o várias vezes alterando apenas a temperatura ou a forma de escrever a solicitação. Depois, anote as diferenças nas respostas para identificar como cada ajuste impacta o comportamento do modelo. Essa prática simples acelera muito o aprendizado em engenharia de prompts.

Conte sempre com o apoio do Fórum na sua jornada. Bons estudos!

Qual dos três experimentos, temperatura, previsão de palavras ou tokenização, você achou mais surpreendente e por que?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!