Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: explorando probabilidades | Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa

Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.

Eu gosto de:

1. ler: 14,2%
  2. viajar: 11,5%
  3. comer: 9,8%
  4. você: 8,3%
  5. música: 7,1%

Eu leio muito

1. sobre: 18,5%
  2. e: 15,2%
  3. rápido: 10,1%
  4. mas: 8,4%
  5. para: 7,3%

Eu amo comer

1. chocolate: 15,4%
  2. pizza: 12,8%
  3. bem: 9,5%
  4. fora: 8,2%
  5. massa: 6,7%

eu gosto de viajar

1. para: 28,4%
  2. com: 18,1%
  3. e: 14,3%
  4. pelo: 10,5%
  5. de: 7,9%

eu já viajei para

1. o: 24,6%
  2. a: 22,1%
  3. fora: 11,3%
  4. vários: 8,7%
  5. muitos: 6,4%

eu já vi muitos

1. lugares: 25,3%
  2. filmes: 18,7%
  3. livros: 12,4%
  4. casos: 9,2%
  5. amigos: 7,5%
2 respostas
solução!

Olá, Estudante! Como vai?

Achei muito interessante seus exemplos!

Sua resposta apresentou frases bem construídas, mostrou consistência na forma de listar as probabilidades e trouxe variedade nos contextos usados para completar cada sentença. Essa combinação demonstra clareza, organização e criatividade na abordagem do exercício.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Explorar diferentes tipos de frases: variar entre afirmações, perguntas e descrições.
  • Comparar padrões: observar como as probabilidades mudam conforme o estilo da frase.
  • Testar contextos específicos: usar temas como hobbies, profissões ou situações cotidianas.

Ah uma pergunta: O que você considera mais divertido, criar frases curtas para testar as probabilidades ou elaborar frases mais longas e complexas para ver como os resultados se distribuem?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Daniel.

Acredito que criar frases curtas para testar probabilidades é mais divertido, porque é como um jogo rápido de adivinhação: você lança uma ideia, vê o resultado na hora e já pode ajustar. É prático, ágil e dá uma sensação de progresso imediato. Mas elaborar frases longas e complexas também tem seu encanto, pois é como construir um quebra-cabeça maior, onde cada palavra pode influenciar o resultado de forma surpreendente. É mais desafiador, mas a recompensa de ver como tudo se distribui no final é muito gratificante. Se eu tivesse que escolher, ficaria com as frases curtas pelo dinamismo, mas adoro a profundidade que as frases longas proporcionam.