2
respostas

Explorando Probabilidades

eu gosto de
você — 12%
estudar — 9%
programar — 7%
matemática — 6%
aprender — 5%
eu gosto de ....
estudar — 14%
programar — 10%
aprender — 8%
matemática — 6%
você — 5%
Eu gosto de ....
estudar — 13%
programar — 9%
aprender — 8%
matemática — 6%
tecnologia — 5%

Nesse exercício, o ChatGPT se comportou como um sistema de previsão de palavras, analisando a frase escrita para tentar prever quais palavras teriam mais chance de aparecer em seguida.

As respostas não foram aleatórias. O sistema utilizou padrões aprendidos durante o treinamento da inteligência artificial para calcular as palavras com maior probabilidade de continuação da frase.

Também foi possível perceber que pequenas mudanças na escrita, como letras maiúsculas, pontos ou espaços, fizeram diferença nos resultados apresentados. Isso acontece porque o ChatGPT analisa o contexto da frase antes de gerar uma resposta.

O exercício ajudou a entender melhor como a inteligência artificial funciona, mostrando que ela utiliza padrões da linguagem e probabilidades para construir respostas de forma automática e parecida com a comunicação humana.

2 respostas

Oi, Jéssica! Tudo bem?

Que análise fantástica e precisa!

Muitas vezes as pessoas acham que a IA "pensa" ou "entende" o significado das coisas como nós, mas o seu exercício demonstra a realidade técnica: ela é um poderosíssimo motor de probabilidade estatística, calculando qual é o próximo token (palavra ou pedaço de palavra) mais adequado com base nos padrões do gigantesco volume de dados com o qual foi treinada.

A sua observação sobre como pequenas mudanças (como colocar "Eu" com letra maiúscula ou adicionar pontos finais) alteram as porcentagens é cirúrgica. Isso acontece porque o contexto muda sutilmente para o modelo, reconfigurando os pesos e as probabilidades da rede neural. É por essa exata razão que, no decorrer do curso, você vai ver que a forma como estruturamos o início de um prompt (o input) muda drasticamente a qualidade e a direção da resposta (o output).

Parabéns pela dedicação e pela clareza na hora de sintetizar o aprendizado da atividade "Mão na Massa"! Você já começou o curso com uma base conceitual excelente.

Agora que você viu como a IA calcula o peso de cada palavra, você já conhecia esse conceito de "previsão de palavras" ou foi uma surpresa ver o ChatGPT operando dessa forma matemática?

Material Complementar
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Eu já tinha uma noção de que funcionava com previsão de palavras e probabilidades, mas ver isso acontecendo na prática deixou o conceito mais claro. O exercício ajudou a perceber que o ChatGPT não responde “pensando” como um ser humano, mas sim analisando padrões da linguagem e calculando quais palavras possuem maior chance de aparecer em seguida.

Também foi interessante observar que pequenas mudanças na escrita alteram os resultados, mostrando como o contexto influencia diretamente na resposta gerada pela inteligência artificial. Isso tornou mais fácil entender o funcionamento matemático e probabilístico por trás do sistema.