Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: explorando probabilidades

Envie o prompt abaixo para o ChatGPT e, então, envie alguma frase incompleta para que ele responda com as probabilidades. Experimente com diversas frases para compreender melhor como as palavras são escolhidas no momento da geração de texto.

Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.
O Flamengo é o maior

clube — 0,32
time — 0,18
do — 0,14
maior — 0,09
brasileiro — 0,07

2 respostas
solução!

Olá, Andressa! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Você conseguiu apresentar de forma prática como funcionam os modelos de linguagem, mostrando o uso de probabilidades na escolha das palavras, simulando o comportamento do ChatGPT e trazendo um exemplo claro com o Flamengo como frase inicial. Esse conteúdo demonstra criatividade, clareza e dedicação em explorar como a IA gera texto, reforçando a importância de compreender os mecanismos internos para melhor utilização.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Testar: frases em diferentes contextos para observar variações nas probabilidades.
  • Comparar: como modelos distintos podem gerar distribuições diferentes.
  • Explorar: a influência da temperatura na escolha das palavras.

Ah uma pergunta: O que você gostaria de experimentar mais, frases ligadas ao cotidiano para observar a criatividade da IA ou frases técnicas para analisar a precisão das probabilidades?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Daniel!

Muito obrigada pelo retorno!
Creio ser uma mescla dos dois. Das duas maneiras, aprendemos.