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[Projeto] Concluí o projeto, porém acontecem alguns bugs.

Projeto concluído no Scratch, porém as vezes a pontuação pula 2 pontos ou a bolinha trava na ponta da raquete do oponente ficando travada no canto da tela e marcando muitos pontos sem parar. https://scratch.mit.edu/projects/756943697/

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Oi Ernane, tudo bem?

Entendi a sua dúvida. Para resolver os bugs, realizaremos algumas modificações em seu código, começando pela bolinha.

  • De acordo com o instrutor é importante centralizar a bolinha para evitar bugs, portanto, na aba fantasia centralize-a nos eixos “x” e “y”.

Captura de tela colorida do jogo Pong no Scratch mostrando a bolinha centralizada nos eixos “x” e “y”.

  • Em seguida, com o ator selecionado vá na aba de códigos e altere a posição da bolinha no eixo “y” para -50.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando, quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre mova doze passos, mude posição y da bolinha para posição y -50, se tocar na borda, volte. O valor 50 está destacado em vermelho.

  • Ainda no ator bolinha, remova o bloco “aponte para a direção * (-1)”. Para acrescentarmos outros blocos, essa é uma das formas de resolver o bug da pontuação infinita e do travamento da bolinha.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando o bloco aponte para a direção vezes menos abre parênteses menos um fecha parênteses sendo retirado. O aponte para direção direção vezes menos um está destacado em vermelho.

  • Remova também o bloco verde com o operador “ou” e substitua pelo bloco “tocando em raquete 2”.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando, quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, se tocando em raquete 2 então, volte. O bloco, se tocando em Raquete2 ? então, está destacado em vermelho.

  • Acrescente o bloco “aponte para a direção”, o bloco “número aleatório entre” e coloque os números -30 e -125. Essa opção terá um resultado semelhante ao do professor quando ele coloca o bloco direção * -1, a diferença é que, a bolinha a partir de agora voltará para uma direção aleatória resolvendo o bug da pontuação duplicada e da bolinha ficar presa na raquete.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, se tocando em raquete 2 então, acrescente aponte para a direção e número aleatório entre -30 e -125, este bloco está destacado em vermelho.

  • Repita o item 5 no código da Raquete, alterando os ângulos para 30 e 125.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, sempre, tocando em raquete2 então, aponte para a direção, número aleatório entre -30 e -125, toque o som acertar bolinha, se, tocando em raquete então, aponte para direção, número aleatório entre 30 e 125, toque o sim acertar bolinha, volte. O segundo bloco está destacado em vermelho.

  • No ator bolinha altere posição x para -224, assim a contagem dos pontos será mais precisa. Depois, acrescente o bloco “aponte para a direção” e então acrescente o bloco “número aleatório entre” 30 e 125. Repita o processo para a contagem dos pontos da Raquete 2, aponte para a direção, número aleatório entre - 30 e -125.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando o código de pontuação, acrescentando o bloco aponte para a direção e o bloco número aleatório entre 30 e 125 e o bloco número aleatório -30 e -125. Os valores -224 e 224 estão destacados em vermelho, bem como, os blocos aponte para a direção, número aleatório entre 30 e 125 e aponte para a direção, número aleatório entre -30 e -125, também.

  • Com o ator raquete 2 selecionado altere o valor para “vá para x: 220 y: 0”. Pois a raquete 2 estava próxima das bordas. Altere o “deslize por 0 segs até x:” para 220 e “posição y” para posição y da bolinha.

Captura de imagem do jogo Pong no Scratch mostrando o código, quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicada, vá para x: 220 y: 0. O valor 220 está destacado em vermelho. E o segundo código, quando a bandeira verde que inicia o jogo for clicado, sempre deslize por 0 segs até x: 220 y: posição y da bolinha, volte. O valor 220 está destacado em vermelho.

Espero ter ajudado. Caso tenha outras dúvidas, estarei à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.

Fazer isso criou um novo bug :(, a raquete do oponente ficou travando

Oi, Elaynne, tudo bem?

Obrigado por aguardar uma resposta!

Peço que crie um novo tópico no fórum e envie o link do seu projeto para que eu consiga te ajudar diretamente e de forma mais assertiva.

Para enviar o link do projeto basta você estar com o projeto aberto:

  1. Na parte superior da tela ao centro, clique no botão laranja escrito compartilhar;
  2. Você será redirecionada para outra página, nela clique no canto inferior direito em “Copiar link”, que está ao lado do botão “Adicionar ao Estúdio”;
  3. Cole o link do projeto aqui no fórum da Alura;

Para saber como postar um novo tópico no fórum e aprender a alavancar seus estudos na plataforma Alura ainda mais, recomendo alura+ abaixo:

Fico no aguardo. Abraços!