Boa tarde pessoal. Segue o código aumentar bolinha. Coloquei um botão para ficar mais fácil recarregar e fazer testes com o código, mas gostaria de que sua posição fosse em cima do canvas, alguém poderia me ajuda com isso? Abraço!!
<meta charset="UTF-8">
<input type="button" value="Recarregar" onClick="window.location.reload()">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas'); // seleciona o canvas
var pincel = tela.getContext('2d'); // seleciona o formato 2D
pincel.fillStyle ="grey"; // fundo do canvas recebe cinza
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400); // determinar posição e tamanho do canvas
var cores = ["blue","red","green","black"] // cria array cores, definindo as cores que serão alteradas
var corInicial = 0; //determina que a cor inicial será a que esta na posição 0
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft; // determina posição x do clique do mouse
var y = evento.pageY - tela.offsetTop; // determina posição y do clique do mouse
var raio = 10;
console.log(x + "," + y);
if (evento.shiftKey) {
raio = raio + 20;
}
pincel.fillStyle = cores[corInicial] // determina a primeira cor ao clique do mouse
pincel.beginPath(); // começa desenhar o circulo
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2* Math.PI); // desenha o circulo , necessário criar função para alterar valor de "10" para "30"ao apertar shift
//shift pressionada = true, ou shift não pressionada = false
pincel.fill(); // preenche o circulo com a cor inicial
}
tela.onclick = desenhaCirculo; // executa a função desenhaCirculo ao clique do mouse
function mudaCor() {
corInicial++; // acrescenta contador + 1 a cor inicial
if (corInicial >= cores.length) { // le todo o comprimento do array (lista)
corInicial = 0 // retorna para a cor inicial
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>