Adicionei melhorias no jogo anterior.
<meta charset = "UTF-8">
<h1 id="titulo" >
Guess the Number
</h1>
<h3 id="demo">O intervalo é entre 0 e 15 inclusive</h3>
<h4>Você terá cinco chances.</h4>
<p>A cada tentativa, uma mensagem será exibida: se estiver a uma diferença de pelo menos três número (está perto) ou não (está longe) do número gerado.</p>
<input type="number" id="number" size="15">
<button id="verificar">Verificar</button>
<button id="reboot" style="margin: auto">Reiniciar</button>
<div class="resultado"></div>
<script>
function toBreakLine(){
document.write("<br><br>")
}
function toShowMessage(message) {
document.write(message)
toBreakLine()
}
function toEnterValue(word){
let valor = parseInt(prompt(`Enter ${word}: `))
return valor
}
/*Escondendo botao de reiniciar o jogo*/
const reboot = document.querySelector('#reboot')
reboot.style.display = 'none';
const h1Element = document.querySelector('h1')
h1Element.style.color = 'green'
const h3Element = document.querySelector('h3')
h3Element.style.color = 'blue'
const h4Element = document.querySelector('h4')
const pElement = document.querySelector('p')
//mapeando os elementos: botao verificar e exibir mensagem de cada input
const botao = document.querySelector('#verificar');
const divResultado = document.querySelector('.resultado');
let tries = 0 //contador para controlar tentativas
alert(`Feliz em te ver por aqui :D Vamos jogar?.`)
//entrada do usuário
let entrada = document.querySelector('#number');
entrada.focus()
const gerado = Math.round(Math.random() * 15)
console.log(`Numero gerado - ${gerado}`)
//monitor de evento para o botão 'verificar'
botao.addEventListener('click', () => {
//Para exibir resultado de cada tentativa
const elemento = document.createElement('p')
let output = ""; //output de cada tentativa
if(tries < 5){
tries++
if(parseInt(entrada.value) !== gerado){
//distancia entre input e número gerado pelo computador
const distancia = Math.abs(entrada.value - gerado)
let estaPerto = distancia <= 3 ? "Está perto. " : "Não está perto. "
estaPerto += `Tentativa ${tries}`
output = document.createTextNode(`Número inserido: ${entrada.value}; ${estaPerto}`)
}else{
h1Element.textContent = ':D Incrível! Você acertou.'
titulo.style.color = 'red';
titulo.style.textAlign = 'center'
pElement.style.display = 'none'
h3Element.textContent = `Parabéns. O número gerado foi ${gerado}`
h3Element.style.textAlign = 'center'
h4Element.textContent = 'Para jogar novamente, clique em reiniciar'
h4Element.style.color = 'verde'
h4Element.style.textAlign = 'center'
botao.style.display = 'none'
reboot.style.display = 'block'
entrada.style.display = 'none'
}
}else {
titulo.textContent = 'Tentativas esgotaram :('
titulo.style.color = 'purple';
titulo.style.textAlign = 'center'
pElement.style.display = 'none'
h3Element.textContent = `O número gerado foi ${gerado}`
h3Element.style.textAlign = 'center'
h4Element.textContent = 'Para jogar novamente, clique em reiniciar'
h4Element.style.color = 'verde'
h4Element.style.textAlign = 'center'
botao.style.display = 'none'
reboot.style.display = 'block'
entrada.style.display = 'none'
}
elemento.appendChild(output)
divResultado.appendChild(elemento)
entrada.value = ""
entrada.focus()
})
reboot.addEventListener('click', () => {
window.location.reload()
})
</script>