Olá, Arthur.
Em primeiro lugar, agradeço por ter feito o curso. E fico feliz que tenha te auxiliado neste começo.
Com relação a sua dúvida: realmente é difícil neste momento, início das operações, criar projeções de estoque e vendas.
Vou colocar alguns pontos aqui para balizar estas decisões:
para as vendas, não seja pessimista nem muito otimista. Faça uma previsão intermediária. Se for pessimista, vai comprar pouco e as suas vendas podem ser afetadas pela falta de estoque. Se for otimista, pode ter sobra de estoque. Ainda mais de seu nicho de moda tiver troca de coleção.
um dos modos de te ajudar a prever venda agora é usar como base seu investimento em marketing. Suponha que você vai investir R$ 1.000 por mês , por 3 meses. Uma estimativa média seria que este investimento gerasse 3 vezes de venda, ou seja, para R$ 1.000 , fosse gerado R$ 3.000 de venda. Este é um dos pontos a serem considerados.
no começo é natural que seu circulo mais próximo ( amigos , familiares, etc). Faça uma previsão de quantos vão comprar e um ticket médio ( por exemplo, 20 pessoas vão comprar , em média , R$ 100,00. Já some isto àquela previsão de vendas gerada pelo marketing. Mas, importante ressaltar, que os amigos e familiares vao fazer um compra para te incentivar. Depois isto raramente vai acontecer de novo.
aos valores de marketing e do seu circulo, some 25% e terá um previsão inicial.
No começo é difícil mesmo. Mas já no segundo mês, você já terá uma base e ficará mais fácil.
Com relação aos estoques, pode-se usar duas variáveis para começar:
-as vendas projetadas para estes primeiros meses e comprar para atender a esta demanda. Pense numa pequena sobra para nao perder venda, ok?
- ou a partir do quanto, no seu planejamento, você separou de recurso financeiro (grana) para isto. Estabeleça um valor e trabalhe com ele mas que não prejudique os demais pontos ( principalmente marketing).
E não esqueça de usar o conhecimentos dos seus fornecedores para a montagem do estoque. Eles sabem o que vende mais , o que vende mais ou menos e o que raramente vende. Eles podem te guiar neste processo. Depois você vai ter sua própria base de conhecimento para isto.
Espero ter ajudado. Sinto não ter uma receita de bolo para isto mas depende de uma série de variáveis ( seu segmento e sua disponibilidade financeira, por exemplo).
E não hesite em nos acionar caso persista a dúvida.
abraços e obrigado,
Edson