2
respostas

Problemas com o exercicio

Uma cidade do interior realiza todos os anos uma gincana para arrecadar fundos para o hospital da cidade. Na última gincana se sabe que a proporção de participantes do sexo feminino foi de 60%. O total de equipes, com 12 integrantes, inscritas na gincana deste ano é de 30. Com as informações acima responda: Quantas equipes deverão ser formadas por 8 mulheres?

O total de combinações de equipes é comb(360, 12), correto? Ja que o enunciado diz ha um total de 30 equipes com 12 integrantes cada, logo combinações de 12 pessoas de um universo de 360. Desse total de combinações, quantas combinações são formadas por 8 mulheres e 4 homens?

comb(216, 8)*comb(144, 4)

Logo combinações formadas por 8 mulheres e 4 homem, divido sobre um total de comb(360, 12) da um valor de 0.21544.

O valor obtido pelo professor é de 0.21284, muito proximo mas não exatamente igual, fiquei na duvida se o erro vem de arredondamento ou se a logica que eu utilizei para resolver o exercicio esta errada

2 respostas

O que eu achei interessante é que eu fui aumentando o numero de equipes, mantendo constante a proporção de homens e mulheres, e o valor obtido através do calculo por combinações foi se aproximando de 0.21284

(comb(x*12*0.6,8)*comb(x*12*0.4,4))/comb(x*12,12)
com x numero de equipes >1000000

Olá Ricardo, tudo bem ? Espero que sim.

Desculpa pela demora no retorno.

Como esse não é um problema usual, já que o enunciado não tem a informação do total de pessoas, acredito que a solução não pode ser essa. Recomendo a leitura da explicação que o instrutor deu nesse tópico, lá ele fala sobre esse ponto.

Qualquer duvida não hesite em perguntar, bons estudos.

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software