Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problemas com background e o player

Quando fui criar a área do chefão, fui adicionar o background novamente daquele pedaço e agora os tiles ficam aparecendo na frente do design da fase. Mesmo mudando a posição em Z, parece q nunca fica atras de fato da fase e outro problema que tenho encontrado é que o player tomba se esbarra em plataformas ou até mesmo se pular muito longe o personagem tomba pra trás e cai, travando no chão e daí pra frente não consigo mais jogar. Podem me ajudar?!

2 respostas
solução!

Oi Raphael! Tudo bem?

Parece que você está enfrentando dois problemas diferentes no seu projeto Unity. Vamos tentar abordá-los um de cada vez.

1. Tiles do background aparecendo na frente do design da fase:

• Certifique-se de que os objetos de background têm um valor de posição em Z menor do que os objetos do design da fase. No Unity, objetos com valores de Z menores são renderizados atrás de objetos com valores de Z maiores.
    • Verifique também as camadas de sorting (Sorting Layers) e as ordens dentro dessas camadas (Order in Layer). Pode ser que os tiles do background estejam em uma camada ou ordem que os coloca na frente dos outros elementos. Ajuste as camadas para garantir que o background fique atrás.
  2. Problemas com o player tombando e travando:

• Isso pode estar relacionado à física do seu jogo. Verifique as configurações do Rigidbody2D do seu player. Certifique-se de que o tipo de corpo (Body Type) está configurado corretamente, geralmente como "Dynamic" para objetos que se movem.
    • Ajuste as propriedades de "Mass", "Drag" e "Angular Drag" para ver se isso ajuda a estabilizar o player.
    • Verifique também as colisões. Pode ser necessário ajustar os colliders para garantir que o player não fique preso em superfícies ou tombando de maneira inesperada.

Um exemplo prático para o segundo problema seria ajustar a "Angular Drag" no Rigidbody2D do seu player para um valor maior, como 10, para reduzir a rotação indesejada. Além disso, garantir que o "Freeze Rotation" no eixo Z esteja marcado pode ajudar a evitar que o player tombe.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Oi Armano! Obrigado pela ajuda! O problema do background realmente era o order in layer e para o player tombando, resolvi ativando a opção freeze rotation! :D