Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Porque não existem memórias RAM com alto armazenamento?

Quando comparamos memórias RAM com SSDs por exemplo, eu sei que as capacidade de armazenamento do SSD serão sempre muito maiores que as das memórias RAM. Então qual a diferença entre a memória RAM e um SSD tirando a volatilidade? Porque não temos por exemplo, memórias RAM de 120 GB sendo fabricadas?

2 respostas

Pelo que entendi a memória RAM seria tipo uma memória de passagem, não há necessidade de ser muito grande pois não armazena dados permanentemente e seria usada como ponte pra que o precessador não tivesse que processar por exemplo 1T de dados de uma vez. Com ela você seleciona o que quer manter perto do processador pra que ele execute e foque somente no que você precisa e vai usar.

solução!

Na teoria, os sistemas operacionais de 64 bytes conseguem mapear até 16 Exabytes (17,179,869,184 Gigas) de memória RAM. Não chegamos nesse ponto por vários motivos:

1 - Sua placa mãe limita a quantidade de RAM. Como cada pessoa usa o computador de forma diferente, vale a pena criar placas mãe com preços e limites mais altos ou baixos dependendo do usuário. Alguém que mexe com edição de vídeo pesada precisa de no mínimo 32Gb de RAM, enquanto alguém de suporte não precisa muito mais que 8. Mas existem supercomputadores, como o Frontier, que possui 4,6 Petabytes de RAM (mais de 4000 Terabytes).

2 - Não faz sentido ter tanta memória se seu processador não tiver velocidade para trabalhar com ela de forma eficiente. Se seu processador não conseguir lidar com tanta memória e tiver que se matar cada vez que vai procurar um dado, seu computador ficaria mais lento, não mais rápido. O Frontier, que citei, tem 9408 processadores com 64 cores cada, e cada processador lida apenas com 512Gb de RAM.

3 - Memória RAM não é barato. Poucas atividades exigem mais que 128Gb de RAM, portanto ter mais que isso seria pura ostentação para pessoas normais.