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Por que yBolinha < 0?

Não consigo entender o por que do código (yBolinha < 0) O ponto 0 de y, não é o mesmo do x? Ou seja, a parte superior da lateral esquerda da tela? Neste caso do codigo em questão, a bolinha não deveria ir sempre para cima, uma vez que qualquer posicão em direcao a borda inferior da tela, ja é < que 0?

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Olá Douglas! Tudo ok?

Entendo que essa parte possa parecer um pouco confusa no início.

Na programação, o ponto (0,0) é, por padrão, o canto superior esquerdo da tela. Portanto, quando falamos em yBolinha < 0, estamos verificando se a bolinha passou do limite superior da tela.

Vamos imaginar que a tela tenha uma altura de 100 pixels. Quando a bolinha está na parte superior, o valor de yBolinha é próximo a 0. Conforme a bolinha desce, o valor de yBolinha aumenta, chegando até 100 na parte inferior da tela.

Portanto, quando verificamos se yBolinha < 0, estamos verificando se a bolinha ultrapassou o limite superior da tela. Se isso acontecer, queremos que a bolinha mude de direção e comece a descer, por isso multiplicamos a velocidadeYBolinha por -1. O mesmo acontece para yBolinha > height, que verifica se a bolinha ultrapassou o limite inferior da tela.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Lembre-se que a prática é sua melhor amiga nesse processo de aprendizado. Continue praticando e testando o código para entender melhor como ele funciona.

Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓

Obrigado por responder Renan, você foi bem claro. Acabo de ler o post sobre o plano cartesiano e ficou bem mais claro ainda. Agora eu entendi.