Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Por que sempre que se fala de métodos ágeis em relação aos anteriores, apenas se usa o modelo cascata?

Há na literatura outras formas, como planejamento em ondas sucessivas em gerenciamento de projetos e, também, métodos incrementais de gerenciamento de desenvolvimento de software.

As entregas não necessariamente deveriam ser feitas todas no final, isso não foi uma inovação ágil. A meu ver a grande inovação do ágil está mais vinculada à aproximação da área de negócio à área técnica e uma maior abertura a mudança (que também existia, ainda que em menor grau, nas boas práticas/metodologias antecedentes).

5 respostas
solução!

Oi Rodrigo,

Bem notado.

É uma questão comercial. Fica fácil demonizar qualquer outra prática ágil se você coloca tudo no balaio do cascata.

Essa é uma forma de desinformar e formar seguidores com baixa formação gerencial.

Entende?

Isso é polêmico, mas ao meu ver, é a grande "cascata" do agile.

Abraços,

FA

Pois é, isso para mim enfraquece o discurso, pois não traz o real poder do ágil, que no meu entendimento são o aumento da eficácia (entregar o que tem mais valor primeiro, gerando valor agregado tão cedo quanto possível), da produtividade (evitando o desperdício de fazer algo que não seja utilizado) e a maior integração com a equipe de negócio em ambiente colaborativo.

De fato, todos estes são argumentos válidos e que devemos considerar como positivos. Mas... A polarização é sempre uma ótima técnica de vendas, né? :/

Frederico,

Boa tarde! Como tem ficado mais popular as seções do STF, digo: "com a devida vênia", estamos falando aqui de conhecimento, não de vendas ou de pegadinhas para quem tem baixa formação gerencial.

Estou lendo o "The Standard for Portfolio Management, Fourth Edition" (O Padrão para Gestão de Portfólio, Quarta Edição) e nele há uma quadro na página 6, no qual há um visão comparativa entre portfólio, programas e projetos e suas várias dimensões: definição, escopo, mudança, etc.

Em relação ao escopo temos: "... O escopo é progressivamente elaborado ao longo do ciclo de vida do projeto"

No que tange a mudança para projetos o texto é o segunite: "Os gerentes de mudança esperam a mudança e implementam processo para manter a mudança gerenciada e controlada".

Ou seja, um visão muito próxima do ágil nos aspectos apresentados e esses são os argumentos mais fortes no contexto deste treinamento.

A polarização pode ter seu valor se utilizar argumentos válidos, ao invés de falácias.

Não é a mim que se deve a vênia, mas aos que utilizam conceitos incompletos e generalizações para vender Scrum como a cura para todos os males. Saudações!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software