Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Por que a bolinha some no eixo Y?

  • let xBolinha = 300;
  • let yBolinha = 200;
  • let diametro = 30;
  • let raio = diametro / 2;
  • let velocidadeXbolinha = 6;
  • let velocidadeYbolinha = 6;
  • function setup() {
  • createCanvas(600, 400);
  • }
  • function draw() {
  • background(0);
  • circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
  • xBolinha += velocidadeXbolinha + 1;
  • yBolinha += velocidadeYbolinha + 1;
  • if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ) {
  • velocidadeXbolinha *= -1; }
  • if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
  • velocidadeYbolinha *= -1;
  • }
  • }
1 resposta
solução!

Olá, Thiago, a causa do sumiço da bolinha está aqui:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quando colocamos +1 na velocidade, estamos dizendo que queremos que a bolinha continue a se movimentar no mesmo sentido. Aí, o programa está executando só até a linha 9, pois a bolinha sai dos limites definidos na tela (some).

Assim, é necessário fazer a seguinte correção:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Isso, porque queremos que a bolinha vá para a direção oposta quando colidir com a borda, então, a velocidade deve ser -1.

Espero ter ajudado. Bons estudos!