Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Pop()

oie , td bem ?

esse metodo pop() também é capaz de guardar o ultimo valor eliminado do array , de forma que podemos utilizar esse valor de novo , correto? Existe algum momento na vida real que isso seja útil? poderiam escrever um exemplo por favor ?

obrigada

3 respostas

Olá Nayana, tudo bem?

Na maioria das vezes não vai ser útil não, tanto que agora eu nem consegui pensar em um exemplo realmente útil. Na verdade, esse valor nem fica armazenado, mas a função pop() retorna esse valor. Se você só executar a função pop() e não armazenar o retorno dela em variável nenhuma, a única coisa que vai acontecer é que o Array vai remover o último elemento.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Oie Abraão ,

Entendi. Muito obrigada . Se o valor não fica armazenado no PC, como a função pop() pode retornar esse valor? fiquei curiosa kkkkkkkk...

Eu estava ontem pensando em um exemplo, e pensei em um que não sei se poderia ter alguma utilidade, como trocar de posição algum elemento do array para outra posição. Mas imagino que isso não deve ser útil.

solução!

Pois é, eu também pensei nesses exemplos de trocar posição do array, mas isso não é útil kkk.

Sobre o retorno da função, você ainda vai ver nos cursos da alura, mas vou adiantar pra você.

tem função com e sem retorno.

Ex de função sem retorno:

function soma (a + b) {
  let soma = a + b;
  console.log(soma)
}

se voce executar essa função, ela simplesmente vai imprimir o resultado de a+b na tela.

soma(1, 3)

-> vai aparecer no console: 4

se voce executar essa função e tentar salvar o retorno dela em uma variável, ela vai mostrar o resultado na tela, mas o valor que você vai ter armazenado é "undefined"

let resultado = soma(1, 3)

-> vai aparecer 4 no console, mas tenta imprimir o valor da variável resultado pra tu ver

console.log(resultado)

-> undefined

Por que isso acontece? por que a função soma() não tem nenhum retorno

Agora olha o que acontece com uma função que tem retorno:

function subtracao(a, b) {
  let resultado = a - b
  return resultado
}

se eu só executar essa função, nada vai ser impresso no console (obs.: pelo chrome vai aparecer, mas é porque lá também aparece o retorno da função)

agora, se eu salvar o retorno dessa função em alguma variável, eu consigo utilizar ele para o que eu quiser, inclusive pra imprimir na tela.

const resultado = subtracao(5, 2)

console.log(resultado)

Deu pra entender mais ou menos? Quando o retorno da função não fica armazenado em nenhuma variável, esse valor apenas some da memória do computador. O mesmo que acontece com a função pop().

Mais pra frente você vai ver isso com mais detalhes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software