3
respostas

BOT TELEGRAM

Gotaria de receber umas dicas para criar um bot no telegram para enviar e receber mensagens, e requisicoes para o servidor enviar ao pixel do facebook. podem me da um caminho?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
3 respostas

Olá Alex! Tudo bem?

Criar um bot no Telegram que envie e receba mensagens, além de interagir com um servidor para enviar requisições ao pixel do Facebook, pode ser uma tarefa empolgante! Aqui estão alguns passos iniciais para te ajudar a começar:

1. Criar um Bot no Telegram:

• Primeiro, você precisa criar um bot no Telegram. Para isso, abra o Telegram e procure pelo @BotFather. Ele é o bot oficial para criar outros bots.
    • Inicie uma conversa com o @BotFather e use o comando /newbot para criar um novo bot. Siga as instruções para nomear seu bot e obter o token de API, que será necessário para interagir com o Telegram.
  2. Configurar o Ambiente de Desenvolvimento:

• Escolha uma linguagem de programação para desenvolver seu bot. Python é uma escolha popular devido à sua simplicidade e à biblioteca python-telegram-bot, que facilita a interação com a API do Telegram.
    • Instale a biblioteca necessária. Por exemplo, se estiver usando Python, você pode instalar a biblioteca com o comando pip install python-telegram-bot.
  3. Desenvolver o Bot:

• Comece criando um script simples que use o token de API para se conectar ao Telegram e envie uma mensagem de teste.
    • Implemente funções para receber mensagens dos usuários e responder de acordo. Você pode usar comandos ou texto livre como gatilhos para essas respostas.
  4. Interagir com o Servidor e o Pixel do Facebook:

• Configure um servidor para processar requisições. Você pode usar frameworks como Flask ou Django em Python para isso.
    • No servidor, implemente endpoints que o bot pode chamar para enviar dados ao pixel do Facebook. Isso pode ser feito usando requisições HTTP para a API do Facebook.
    • Certifique-se de que seu servidor está configurado para receber e processar essas requisições de forma segura.
  5. Testar e Implantar:

• Teste seu bot localmente para garantir que todas as funcionalidades estão funcionando conforme esperado.
    • Quando estiver satisfeito, considere hospedar seu bot e servidor em um serviço de nuvem, como Heroku ou AWS, para que ele possa operar 24/7.

Lembre-se de revisar a documentação oficial do Telegram Bot API e do Facebook Pixel para entender melhor as capacidades e limitações de cada plataforma.

Esses são os passos em sua forma bruta que você vai precisar pesquisar a partir dele para entender e desenvolver o seu bot. Pois, na Alura não temos cursos que tratam diretamente sobre a criação de Bots para o Telegram, mas temos em um contexto geral, então te convido a ver as seguintes formações:

Ao vê-las você verá a criação dos Chat Bots, na prática. Contudo, a segunda formação está em pré-lançamento, então fica como um conteúdo a mais para você ver depois da primeira.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Pode me ajudar com essas mesmas dicas que me deu pra python, me da pra node.JS pois é a linguagem que estou me especializando, e como meta tenho esse objetivo de construir esse "Projeto pessoal"... xD

Boa tarde, Alex! Tudo bem?

Nesse caso recomendo a formação: Inteligência Artificial e Google Gemini: crie ferramentas poderosas e chatbots inteligentes

Ela já apresenta menos material do que as formações que passei anteriormente, mas são direcionadas para Node.js e vão abordar todas as informações necessárias.

Fico á disposição!