Olá Paula, como vai?
Que incrível que ficou seu projeto!! Adorei as personalizações que você fez pra deixar o projeto mais com a sua cara. Parabéns!!
Se você quiser pode fazer algumas alterações no seu projeto pra deixar ele ainda mais incrível do que já está, vou te mostrar:
1 - Ajuste do formato da bolinha
Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, e isso pode impactar no funcionamento do seu jogo e estar ajudando a gerar esse bug que parece . Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:
2 - Ajuste no posicionamento dos atores
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Como a bolinha que você tinha feito estava desenhada fora do centro estava gerando esse bug no seu jogo, mas vou te mostrar como resolver.
+
do centro da bolinha fique exatamente em cima do símbolo de +
do centro da área de desenho. Se você não estiver vendo o centro da área de desenho é só ir no botão de diminuir zoom (um desenho de lupa com sinal de -) na parte inferior da área de desenho para enquadrar na tela.
Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x
e o y
e não terá mais o problema que estava acontecendo de agarrar a bolinha.
3 - Ajustando o posicionamento das raquetes
Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x
e y
nos códigos das raquetes:
Aqui vamos colocar x
valendo -231
e y
valendo 0
, ficaria assim:
Aqui vamos passar os valores de x
valendo 231
e y
valendo 0
. Na raquete do oponente é importante alterar o valor de x
nos dois blocos de código, ficaria assim:
Esses valores de -231
e 231
eu identifiquei arrastando as raquetes pra perto da borda até onde achei que ficaria uma posição legal, mas você pode personalizar se preferir, beleza? Só é importante deixar os valores de y
em 0
para manter as raquetes centralizadas verticalmente.
Continua na resposta abaixo poi não coube tudo aqui. =)
Continuação da resposta anterior. =)
4 - Ajustando a pontuação
Depois de fazer essas alterações você vai perceber que seu jogo parou de contar pontos, isso aconteceu porque quando alteramos o formato da bolinha precisamos ajustar também o sensor do contador de pontos. Aqui vamos fazer dois ajustes:
No contador de pontos vamos alterar os valores de x
para -227
para os pontos do oponente e o valor de x
para 227
para meus pontos. Esses valores eu identifiquei testando no seu jogo e funcionaram legal, mas o ideal é você testar arrastando a bolinha para perto da borda e trocando os valores pois a gente pode ter aumentado a bolinha em tamanhos diferentes, beleza?
Outra alteração que vamos fazer aqui é que, mesmo com as modificações acima a bolinha ainda pode passar por trás da raquete e com isso computar vários pontos de uma vez, para solucionar isso vamos inserir o controle espere 1 seg
nos blocos de contador de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, solucionando o problema.
O código ficaria assim:
Pronto! Fazendo essas alterações vai corrigir os pequenos bugs e seu jogo vai ficar ainda mais incrível! Testa aí e depois me conta o que achou.
Parabéns novamente pelo projeto e precisando pode contar com a gente aqui no fórum. Bons estudos =D