2
respostas

Pong no Scratch

2 respostas

Olá Paula, como vai?

Que incrível que ficou seu projeto!! Adorei as personalizações que você fez pra deixar o projeto mais com a sua cara. Parabéns!!

Se você quiser pode fazer algumas alterações no seu projeto pra deixar ele ainda mais incrível do que já está, vou te mostrar:

1 - Ajuste do formato da bolinha

Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, e isso pode impactar no funcionamento do seu jogo e estar ajudando a gerar esse bug que parece . Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:

• Primeiro selecione o ator bolinha, vá na aba Fantasias, selecione o desenho da bolinha e depois clique em Apagar.

Indicação de como excluir a bolinha

• Para criar uma nova bolinha é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha, e pronto, já temos a bolinha com formato corrigido.

Indicação de como desenhar uma nova bolinha

2 - Ajuste no posicionamento dos atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Como a bolinha que você tinha feito estava desenhada fora do centro estava gerando esse bug no seu jogo, mas vou te mostrar como resolver.

• Para centralizar a bolinha é só ir na aba Fantasias, clicar no ícone de seta para habilitar a seleção, segurar e arrastar a bolinha até que o símbolo de + do centro da bolinha fique exatamente em cima do símbolo de + do centro da área de desenho. Se você não estiver vendo o centro da área de desenho é só ir no botão de diminuir zoom (um desenho de lupa com sinal de -) na parte inferior da área de desenho para enquadrar na tela.

Indicação de centralização da bolinha na tela de desenho

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo de agarrar a bolinha.

3 - Ajustando o posicionamento das raquetes

Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x e y nos códigos das raquetes:

• Minha Raquete

Aqui vamos colocar x valendo -231 e y valendo 0, ficaria assim:

Indicação de posicionamento da minha raquete

• Raquete do oponente

Aqui vamos passar os valores de x valendo 231 e y valendo 0. Na raquete do oponente é importante alterar o valor de x nos dois blocos de código, ficaria assim:

Indicação de posicionamento da raquete do oponente

Esses valores de -231 e 231 eu identifiquei arrastando as raquetes pra perto da borda até onde achei que ficaria uma posição legal, mas você pode personalizar se preferir, beleza? Só é importante deixar os valores de y em 0 para manter as raquetes centralizadas verticalmente.

Continua na resposta abaixo poi não coube tudo aqui. =)

Continuação da resposta anterior. =)

4 - Ajustando a pontuação

Depois de fazer essas alterações você vai perceber que seu jogo parou de contar pontos, isso aconteceu porque quando alteramos o formato da bolinha precisamos ajustar também o sensor do contador de pontos. Aqui vamos fazer dois ajustes:

• No contador de pontos vamos alterar os valores de x para -227 para os pontos do oponente e o valor de x para 227 para meus pontos. Esses valores eu identifiquei testando no seu jogo e funcionaram legal, mas o ideal é você testar arrastando a bolinha para perto da borda e trocando os valores pois a gente pode ter aumentado a bolinha em tamanhos diferentes, beleza?

• Outra alteração que vamos fazer aqui é que, mesmo com as modificações acima a bolinha ainda pode passar por trás da raquete e com isso computar vários pontos de uma vez, para solucionar isso vamos inserir o controle espere 1 seg nos blocos de contador de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, solucionando o problema.

O código ficaria assim:

Indicação dos contadores de pontos com os ajustes feitos

Pronto! Fazendo essas alterações vai corrigir os pequenos bugs e seu jogo vai ficar ainda mais incrível! Testa aí e depois me conta o que achou.

Parabéns novamente pelo projeto e precisando pode contar com a gente aqui no fórum. Bons estudos =D

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!