Olá Laís, como vai?
Seu projeto ficou mega legal!! Adorei sua criatividade em personalizar as cores e os sons do projeto, isso além de te ajudar a fixar os conceitos, ainda deixa o jogo com a sua cara, parabéns!
Vi que você adicionou o controle espere 2 seg
nos blocos de código de pontuação e isso foi bem bacana pois acabará com o bug de contar mais de um ponto de uma vez quando a bolinha passa por trás da raquete, mandou bem demais.
Já essa questão da bolinha agarrada na raquete é um bug bem comum de acontecer no Scratch e temos algumas coisas que podemos fazer para minimizar a chance dele acontecer:
- Retirar o contorno da bolinha - fazendo isso a gente aumenta a precisão da bolinha e diminui a chance dela agarrar;
- Aumentar o tamanho da bolinha - fazendo isso a gente altera a proporção da bolinha para as raquetes e ela não fica mais presa;
- Chegar as raquetes mais pra perto da borda - fazendo isso a gente diminui o espaço entre a raquete e a borda minimizando a chance de agarrar.
Testei aqui no seu jogo e fazendo os dois primeiros passos já funciona, você pode fazer assim:
1 - Retirando o contorno da bolinha
Para retirar o contorno vamos selecionar o ator Bola, ir na aba Fantasias na opção Contornar e em Remover contorno. Fazendo isso tiramos o contorno da bolinha aumentando a precisão dos movimentos dela.
2 - Aumentando o tamanho da bolinha
Ainda na aba Fantasias, vá no botão de Selecionar e puxe uma das extremidades da bolinha para aumentar seu tamanho. Aqui não existe um tamanho certo, é bacana você ir aumentando e testando o funcionamento no jogo até identificar quando não terá mais o problema, beleza?
Pronto, testei aqui no seu jogo e fazendo essas duas alterações você já consegue fazer ele funcionar conforme o esperado e soluciona o bug da bolinha agarrada na raquete. Testa aí e depois me conta o que achou.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só mandar aqui no fórum. Bons estudos =D
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