<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var cores = ['blue', 'red', 'green'];
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'pink';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var corAtual = 0;
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento, cor) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft; //leva em consideração apenas o tamanho do canvas e não das partes brancas da tela
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
var cor = cores[corAtual];
if(evento.shiftKey && evento.altKey){
alert('Aperte apenas uma tecla por vez!');
}
if(evento.shiftKey){
raio = raio + 10;
if(raio > 40){
raio = 10;
}
}
if(evento.altKey){
raio = raio - 5;
if(raio < 10){
raio = 10;
}
}
console.log(raio);
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
function mudaCor() {
corAtual++;
if(corAtual >= cores.length){
corAtual = 0;
}
alert('Your ink became ' + cores[corAtual] + '.');
return false; //impede a exibição do menu padrão do canvas
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>