2
respostas

Placar soma de 3 em 3

Olá Boa tarde, o placar do meu jogo, funciona de 3 em 3, e eu não consigo identificar o que está errado, segue meu codigo

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = (diametro/2);

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 2;
let velocidadeYBolinha = 2;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete 
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis da raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

function setup() {
    createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  // verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();  
  marcaPonto();

}

function mostraBolinha(){
   circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
    xBolinha += velocidadeXBolinha;
    yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){    
  if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ){
     velocidadeXBolinha *= -1;
     }

  if(yBolinha + raio  > height || yBolinha - raio  < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;

     }   
}

function mostraRaquete(x,y) {
    rect(x,y, raqueteComprimento, raqueteAltura);

}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }

  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  } 

}

function verificarColisaoRaquete(){
  if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha -raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  } 
}

function verificaColisaoRaquete(x,y) {
    colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
    if (colidiu){
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}

 function movimentaRaqueteOponente(){
   velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
 }

function  incluiPlacar(){
  fill(255)//cor do placar
  text(meusPontos,278, 26);
  text(pontosOponente,321, 26);

}

function marcaPonto(){
  if(xBolinha + raio > 598){
    meusPontos += 1;
  }
  if(xBolinha - raio < 2){
    pontosOponente += 1;
  }
}




















2 respostas

Olá Vagner, tudo bem? Espero que sim!

Você está verificando se a posição da bolinha está além das bordas do canvas para incrementar os pontos, mas parece que o valor de incremento está errado. Ao invés de incrementar 1 ponto, você está incrementando 3 pontos. Vamos corrigir isso:

function marcaPonto() {
  if (xBolinha + raio > 598) {
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha - raio < 2) {
    pontosOponente += 1;
  }
}

No trecho acima, substituímosmeusPontos += 1 e pontosOponente += 1 para incrementar 1 ponto a cada colisão com as bordas.

Certifique-se também de que as demais partes do código, como a lógica do jogo e a renderização dos elementos, estão funcionando corretamente. Verifique se você está chamando as funções adequadas e passando os parâmetros corretos.

Espero ter ajudado!

Caso tenha dúvidas, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Boa tarde Vagner, você alterou o valor do diâmetro da bolinha? se sim, tente voltar ao valor que estava antes e me conta aqui se resolveu.