4
respostas

Pensei em fazer uma borracha mas queria criar um circulo em volta do ponteiro quando aperto CTRL

A pergunta deve estar bem explicativa, mas vou contextualizar mais, dentro da função de desenhar o circulo quando tiver o evento de pressionar o botão ctrl eu aumento o tamanho do raio e queria criar um circulo com um borda preta em volta do ponteiro do mouse e com tamanho de 30 para meio que dizer que agora tenho uma borracha, tal como é visto em editores de imagem. E esse círculo em volta do ponteiro não afetar o desenho quando pressiono o botão esquerdo do mouse, tem como fazer isso?

Para criar a borracha eu sei que a cor deve ser a mesma do fundo da tela isso é ok de se fazer , é mais esse círculo em volta do ponteiro como vejo no GIMP sabe?

4 respostas

Fala, Hiago! Tudo bem contigo?

Podemos dar uma olhada no código para criar uma borda em volta!

Fica interessante!

Poste seu código para que possamos dar uma olhada e assim discutiremos sobre as possibilidades para criar esse efeito ;-)

Ficaremos no aguardo!

Fala Cássio, tudo beleza comigo mano e com você? :) Então a medida que as aulas foram passando eu fui criando um canvas embaixo do outro, então vou passar o que seria o canvas numero 5, que a medida que pressiono CTRL e desenho com o mouse eu apago o que foi desenhado, então segue o code.

<h2>Canvas 5</h2>
<canvas id="canvas5" height="500">
</canvas>
Escolha uma cor <input type="color"> <!-- Com o tipo cor podemos ter um tipo de entrada que nos mostra as cores a serem selecionadas -->
<script>
    var tela =document.getElementById('canvas5');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    var paleta = document.querySelector('input'); //aqui criamos uma variável que deixa ela operacional para o java script (o querySelector é ruim por que pode afetar outros inputs, o melhor seria o getElementById e criar um id pro input)

canvas5.width = document.body.clientWidth; //document.width is obsolete
    //var cores=['red','blue','green']; // aqui criamos uma outra forma de selecionar cores, onde trocamos as cores com o botão direito do mouse

var desenhar=false;

function desenhaCirculo(evento){//com uma variavel interna dentro de uma função atrela a uma ação de mouse ou teclado do usuario como o onmousemove eu consigo acessar variaveis de onde eu cliquei com o mouse na região e coisas do tipo
            var x = evento.layerX; //layer pega a posição x e y do mouse naquela região específica, enquanto page pega na página toda.
            var y = evento.layerY;
            var raio=10;
            //console.log(x,y);
            pincel.beginPath();
            //pincel.fillStyle= cores[i];
            pincel.fillStyle=paleta.value; // aqui que mudamos a cor de algo pela seleção de cor na paleta pelo usuário
            desenhaTexto(canvas5.width/2,300,`Selecione cor com o menu embaixo do canvas `,paleta.value);

if(desenhar){ // condicao para que desenhe quando pressiono o botao do mouse quando passe com o mouse e aperte com o botão esquerdo
            if(evento.shiftKey){
                raio = 30; // faz o raio triplicar
            }/*else{
                raio=5;
            }volte com raio para a função para fazer o raio normal ser 5*/
            if(evento.altKey){ // com apenas os eventos do mouse conseguimos ver se as teclas alt,ctrl e shift estavam pressionadas no momento da ação
                raio =5; // faz o raio do circulo ser a metade
            }

if(evento.ctrlKey){
                pincel.fillStyle='rgb(190, 190, 190)';
                raio=30; // a intencao era de ser uma borracha, tanto que ele tá na cor do fundo

}
            pincel.arc(x,y,raio,0,2*Math.PI); // apesar das logicas quanto a mudança de raio printa o circulo quando passa o mouse e pressiono com o botao esquerdo
            pincel.fill();
            //console.log(evento);
            }

if(x<=0||x>=canvas5.width||y<=0||y>=499){ // condições de escape para que não continue desenhando quando sai da área do canvas
                desenhar=false;
            }
            console.log(x,y, desenhar);
    }

function desenhaTexto(x , y,texto,cor) { // texto muda de cor com a cor selecionada pelo usuário
        pincel.fillStyle=cor;
        pincel.font='30px Georgia';
        pincel.fillText(texto,x,y);    
}

tela.onmousemove =desenhaCirculo; //aqui atrelamos o código da função desenha circulo a ação onmousemove (que pega o movimento do mouse na área do canvas) poderiamos fazer por função oculta mas isso deixa o codigo com baixa legibilidade
    tela.onmousedown = habilitaDesenho; // onmousedown pega o clique esquerdo e habilitar o desenho
    tela.onmouseup = desabilitaDesenho; // quando o botao esquerdo do mouse é solto eu desabilito o desenho (aqui podia caber função oculta com function(){desenhar=false;})

function habilitaDesenho(){
        desenhar=true;
    }

function desabilitaDesenho(){
        desenhar=false;
    }

desenhaTexto(canvas5.width/2,250,"Clique em mim! :) ",'black');
    desenhaTexto(canvas5.width/2,330,"Pressione shift e click para bolas maiores",'black');

/* function mudaCor (){
       let i;
        i++;
        if(i>cores.length-1){
            i=0;
        }
        console.log(cores[i]);
        pincel.fillStyle= cores[i];
        return false;//para nao mostrar o menu quando aperta o botão direito
    }
*/
   // tela.oncontextmenu=mudaCor; //oncontextmenu é o clique no botão direito

</script>

Com o seguinte css (falta o reset.css )

canvas {
    background: rgb(190, 190, 190);
    margin: 40px 0;
    display: block;
}

h2 {
    text-align: center;
    margin: 10px 0;
    color: royalblue;
    font-size: 18px;
}

Poxa!

Ficou perfeito, Hiago!!!

Precisamos melhorar algo? rsrs...

Que legal que chegou nesse resultado ;-)

É isso aí, meu amigo!!!

Obrigado por compartilhar seu código conosco!!!

Precisar de algo mais ou qualquer outra dúvida, nos procure!!!

Então, cassio eu so queria colocar a bordinha do círculo na borracha e fazer com que essa bordinha não afete o desenho, parece bobo mas não faço ideia de como fazer isso hahah